Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Câncer infantil: Ceará é referência no tratamento, mas pode avançar

Publicado

on

O câncer é silencioso e pode acometer qualquer faixa etária, sendo perigoso inclusive para crianças e adolescentes. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, para cada ano do biênio 2018-2019, ocorrerão 2,9 mil novos casos de câncer infantojuvenil na Região Nordeste. Em todo o Brasil, serão 12,5 mil novas ocorrências. No Ceará, o tratamento da doença tem como grande expoente o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), mas especialistas defendem outros avanços para maximizar as chances de cura.

De acordo com a onco-hematologista Paola Tôrres Costa, professora de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), a projeção de novos casos no Nordeste é ainda mais alarmante: 9 mil ao ano. Embora o Albert Sabin seja o único hospital no Ceará com serviço de diagnóstico precoce do câncer e referência no Norte-Nordeste no atendimento a pacientes graves e de alta complexidade, ainda têm lacunas que poderiam ser preenchidas.

“Temos um dos hospitais que mais atende a essa população, mas não um serviço de transplante de medula óssea para crianças”, explica. O tratamento é indicado para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico – justamente os afetados pelas leucemias, tipos de câncer que mais acometem as crianças, segundo a especialista.

Hoje, o paciente infantil que precisa da intervenção é encaminhado a hospitais de referência no Sudeste ou no Sul do Brasil, como o Hospital de Amor de Barretos, em São Paulo. Além das leucemias, outro câncer que comumente afeta essa população é o cerebral. “Há uma grande incidência de tumores no cérebro, mas ainda não temos, em Fortaleza, a radiocirurgia”, exemplifica Paola Tôrres. A técnica utiliza radiação para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam os tumores. “Precisamos de mais investimentos e de atenção nessa área para que possamos avançar nos tratamentos”, sintetiza a médica.

Sinais

Os desafios e potencialidades da área estarão em discussão hoje e amanhã (28), no Fórum Todos Juntos Contra o Câncer – Norte e Nordeste, que ocorre no Hotel Praia Centro. Criado em parceria pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Instituto Roda da Vida, o evento reúne médicos, profissionais da saúde, representantes do Governo, de hospitais e de organizações de apoio ao paciente para debaterem o tratamento oncológico nessas duas regiões do Brasil.

Há maior necessidade, inclusive, de conhecimento da população. Paola Tôrres esclarece que a incidência do câncer infantil tem aumentado nas crianças pela maior exposição a agrotóxicos presentes nos alimentos. Outro fator que pode interferir na propensão de desenvolvimento da doença é a qualidade de vida da mãe durante a gestação, incluindo a dieta, embora a doença não seja hereditária.

A médica afirma que levar os filhos para consultas com um pediatra, regularmente, pode prevenir o câncer, até porque os sinais da doença são capazes de se esconder atrás de sintomas que parecem comuns a outras infecções da infância. Com o diagnóstico precoce, é possível aumentar as chances de cura em até 75%, conforme o Hias.

“Redução na disposição em realizar atividades cotidianas, redução do apetite e febrículas são sinais que se confundem. Na imensa maioria das vezes, são realmente infecções autolimitadas que vão embora logo. Se a criança fica com esses sinais persistentemente, se passa mais de uma semana com esses sintomas, por exemplo, deve ser levada a um pediatra para fazer exames”, alerta.

Expansão

O ambulatório de câncer infantil começou a funcionar no Hospital Albert Sabin ainda na década de 1980. No fim de 2010, ganhou reforço do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), resultado de uma parceria entre o Governo do Ceará e a Associação Peter Pan (APP). A unidade é formada por uma equipe de profissionais especialistas e conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes onco-hematológicos pediátricos, ambulatório de diagnóstico precoce e laboratório.

A Associação Peter Pan informou que, somente em 2018, mais de 2.600 crianças, do Ceará e de outros Estados, foram atendidas ao longo dos 12 meses. Em abril deste ano, mais 14 leitos de enfermaria passaram a funcionar na expansão do CPC, totalizando 95 leitos exclusivos para oncologia pediátrica na unidade. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que foi autorizado o financiamento de novos leitos do Centro e que “as providências estão sendo tomadas”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias9 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias9 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias9 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu22 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias7 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias7 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.