Brasil
Campanha quer reduzir o trabalho infantil
[caption id="attachment_3750" align="alignleft" width="500"]
(Foto:Reprodução)[/caption]Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 8.519 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão em situação de trabalho infantil em Fortaleza.
(Foto:Reprodução)
Na modalidade trabalho infantil doméstico, Fortaleza e Região Metropolitana somam 6.050 crianças e adolescentes, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Para mobilizar a população de Fortaleza a enfrentar e denunciar esse tipo de prática, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) realiza, de hoje (10) a 27 de junho, a Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com foco no Trabalho Infantil Doméstico.
A abertura ocorre hoje, às 14 horas, com o seminário “Trabalho Infantil Doméstico e suas estratégias de enfrentamento”, no Auditório da Regional III (Avenida Jovita Feitosa, 1264). Segundo o titular da Setra, Claudio Ricardo Gomes, o emprego de crianças no âmbito doméstico é uma das formas mais dissimuladas de trabalho, por que, ao pensar que estão dando uma oportunidade a esses meninos e meninas de sair da miséria, as pessoas acabam privando-os de viver a infância, de estudar, contribuindo para sua falta de qualificação mais adiante, na fase adulta.
A prática, de acordo com o secretário, faz parte de um aspecto cultural comum no Nordeste, tendo como princípio que o trabalho dignifica. Assim, os pais aceitam mandar as crianças pobres do Interior para a Capital, e quem as recebe pensa que está ajudando. “Na verdade, estão perpetuando um problema social grave”, disse.
Por essa razão, o alvo da campanha são as famílias que possuem filhos menores de 16 anos exercendo atividades laborais, como aquelas que empregam crianças e adolescentes nesta faixa de idade, e a população, de modo geral, já que pode denunciar os casos de trabalho infantil aos órgãos públicos, por meio dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), do Conselho Tutelar mais próximo de sua residência, Disque 100 ou Disque Direitos Humanos 0800 285 0880.
O secretário ressalta que o número de crianças em situação de trabalho infantil diminuiu nos últimos dez anos, apesar de continuar alto. Como responsável, ele aponta o Bolsa Família, que impõe a condição para receber o benefício a presença da criança na escola, além de outras estratégias, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), promovido pela Setras em parceria com o governo federal e organizações da sociedade civil conveniadas ao município, do qual participam 1.890 crianças e adolescentes.
A campanha, que faz parte da programação pelo Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, constará ainda de seminário, audiência pública, abordagem social em locais com incidência de crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho e nos jogos da Copa das Confederações, mobilização junto a escolas, unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Creas, além de uma manhã de lazer com atividades lúdicas e recreativas, apresentações artísticas e torneio esportivo para crianças e adolescentes.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

