Iguatu
Caminhada de Outubro Rosa em Iguatu traz histórias de superação das ‘mulheres vitoriosas’
Na manhã desta sexta-feira, mais de 200 mulheres participaram de caminhada pelas ruas do Centro da Cidade com o objetivo de chamar a atenção dos moradores sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. O evento trouxe história de pelo menos cinco mulheres vitoriosas que lutam contra a doença.
A programação foi realizada pela Associação das Mulheres Iguatuenses (AMI) com o apoio da Prefeitura de Iguatu.
Um grupo das mulheres vitoriosas participou do evento. São aquelas que passam ou passaram por tratamento contra o câncer e por cirurgia de mastectomia.
Francisca Saraiva, diretora da AMI, fez uma avaliação positiva do evento, por contar com um maior número de mulheres. Ela explica o que são as mulheres vitoriosas: “São as que estão em tratamento ou que já concluíram, venceram a doença”.
Histórias de superação

Francisca da Silva Lima, conhecida por Meirinha, em tratamento contra o câncer de mama, contou um pouco da história de superação da doença já há dez anos. “Eu descobri já estava com uns meses, mas enfrentei, fiz tratamento e graças a Deus, a nossa padroeira Senhora Sant’Ana estamos vencendo”.
Outra mulher que venceu a doença é Cecilma Alves da Silva, que participou pela primeira vez da caminhada do Outubro Rosa. “Morava em Acopiara, mas agora vim para a caminhada”, contou. “Somos todas vencedoras, temos uma vida normal, trabalhamos e confiamos em Deus e só tenho muito o que agradecer”.
Maria do Carmo Bastos quando fez exames rotineiros foi diagnosticada com câncer de mama, em abril de 2011. “Há oito anos que luto contra a doença, estou bem, levo uma vida normal, trabalhando”.
Todas as mulheres têm uma histórico de fé em Deus e apresentam elevada autoestima. “Há muita solidariedade entre os integrantes do grupo, apoio”, ressaltou Maria do Carmo Bastos.
A dona Antônia Trindade da Silva disse que no começo procurou ajuda de um médico e cuidei enquanto era tempo. “Não fiquei triste, pois tenho um Deus que cuida de mim”.
No próximo dia 31 de outubro, a AMI realiza o desfile de moda das mulheres vitoriosas com o objetivo de apoiar a autoestima das mulheres que estão em tratamento.

Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

