Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Câmara de Iguatu aprova R$ 12 mil para Semana da Diversidade

Publicado

on

Na sessão da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) de quinta-feira, 14, três projetos foram aprovados. A mensagem do poder executivo municipal para realização da Semana da Diversidade Sexual estava entre os deliberados, assim como de denominações de rua e de um equipamento público da área educacional.

A ‘Rua B’ do ‘Loteamento Esplendor’, conforme projeto de autoria do vereador Marciano Lopes (PSD), passa a se chamar Marcelo Maia Silva. Foi denominada ainda a creche do bairro Lagoa Parque, Ana Olga Teixeira Lima, por meio de matéria de autoria do vereador e presidente Mário Rodrigues (PDT).

O convênio entre o município e a Associação de Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul passou de forma unânime. O projeto prevê a destinação do valor de R$ 12 mil, como auxílio para realização da Semana da Diversidade visando trabalhar atividades no que envolve o público LGBT’s em diferentes ambientes, na luta pela garantia de direitos.

O movimento visa ainda abrir o diálogo não apenas da população gay, mas busca a diminuição dos crimes homofóbicos. A presidenta da associação, Villar Butterfly, destacou a importância do montante para desenvolver políticas de visibilidade ao assunto, com a promoção do debate sobre o direito à livre orientação sexual. “A parada é uma ferramenta e um momento de consolidação e de conquistas de direitos e reafirmação junto à população. Lutamos pra diminuir a violência de homofobia, é esse nosso compromisso com a sociedade”, afirmou.

Lindovan Oliveira (PSD), líder de oposição da casa, reafirmou o voto favorável da bancada pela aprovação da mensagem. “Conhecemos a luta da associação de muitos anos, e somos sabedores das dificuldades em realizar uma semana como essa. Todos têm nosso total respeito”, ressaltou.

Mário Rodrigues, autor do projeto que criou o dia do ‘orgulho gay’ na cidade, pontuou a abertura da câmara na fomentação das discussões sobre as políticas de liberdade de gênero. “Foi um luta antiga, e de todos os vereadores também. Não tem que ter discriminação. A casa tem que abraçar todas as causas”, pontuou.

O evento começa dia 25 deste mês, tem programação até o dia 30 e deve contar com a participação do poder público e da sociedade civil organizada para a conscientização da população em geral sobre os direitos humanos.

Adiada

Estava prevista a votação que estabelece e regulamenta a ‘Gratificação de Preceptoria’ da administração aos profissionais de saúde de residência médica ou programas de reincidência multidisciplinar. Tendo início sua tramitação na sessão de última terça-feira, 12, o projeto foi retirado de pauta para os pareces e análises das comissões licitação e de Constituição, Justiça e Cidadania.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA