Política
Câmara conclui votação da TLP; texto segue para o Senado
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (30) a votação da Medida Provisória (MP) 777/2017, que extingue a Taxa de Juros de Longo Prazo, TJLP, e cria a Taxa de Longo Prazo, a TLP, para os financiamentos a serem concedidos a partir de 1º de janeiro de 2018.
Na última semana, os deputados já haviam aprovado o texto-base da medida, faltavam ser votados três destaques ao texto da MP. As sugestões foram negadas nesta quarta. Agora, o texto segue para o Senado, que precisa apreciar o projeto até o 7 de setembro, data em que a medida perde a validade. A TLP terá como base os juros de mercado, a partir de um cálculo que leva em conta o valor de títulos do Tesouro Nacional e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.
Já a TJLP, a taxa que será extinta, é calculada hoje com base na meta de inflação futura e em um prêmio definido pelo Conselho Monetário Nacional. De acordo com o texto aprovado pelos deputados, a nova taxa será anunciada a cada mês e incidirá sobre os recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo da Marinha Mercante.
A Medida Provisória foi enviada pelo governo ao congresso com o argumento de que a nova taxa pode corrigir os contratos do BNDES, reduzir o custo dos juros para democratizar o crédito e controlar a inflação.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

