Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Caixa anuncia novas medidas para renegociar contratos e 1º feirão digital da casa própria

Publicado

on

A Caixa Econômica Federal vai anunciar hoje, às 10h30min, os resultados do crédito imobiliário. Na ocasião, também vai divulgar novas medidas para a renegociação de contratos e o 1º Feirão Digital Caixa da Casa Própria.

No ano passado, em outubro de 2020, a instituição havia lançado medidas de estímulo ao setor. Uma delas, voltada para os clientes com contrato de crédito imobiliário que necessitavam de apoio para saldar seus compromissos financeiros, foi o pagamento parcial da prestação. À época, a carteira de crédito imobiliário do banco alcançava a marca histórica de R$ 500 bilhões.

A alternativa permitiu a retomada do fluxo de pagamento das prestações do financiamento habitacional de forma gradual.

Para aqueles que tinham dificuldade em pagar, havia a opção, por um período, de pagamento de 75% do valor integral da parcela, por seis meses, ou 50% do valor, por três meses. A ideia era permitir a reorganização das famílias para voltar a pagar integralmente a prestação mensal.

Vale lembrar que não se tratou de pausa emergencial nas prestações dos contratos habitacionais, possibilidade que foi ofertada pelo banco durante seis meses, e durou até 29 de setembro de 2020. Nem tampouco era desconto ou redução da prestação, mas sim uma possibilidade de pagamento parcial por período delimitado.

Isso porque o valor não pago durante a vigência da negociação pelo pagamento parcial, de acordo com o percentual escolhido, foi incorporado ao saldo devedor do contrato e diluído no prazo remanescente. Além dito, os contratos não ficaram isentos da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofreram alteração.

O economista Vicente Ferrer analisa que a medida de pagar parte da parcela mensal do financiamento para quem está com dificuldades durante a crise deve ser tomada novamente. A avaliação é porque não traz prejuízo para a Caixa, pois o valor é pulverizado nas parcelas a vencer.

Ele ainda frisa a importância da instituição bancária, principalmente como termômetro de ações e juros a serem seguidos pelos bancos privados. “Antes da pandemia, a Caixa já vinha reduzindo juros e os outros bancos seguiam a tendência. Na pandemia, vieram mais medidas para que as pessoas pudessem pagar as contas do mês e parece que a política deu certo”, complementa.

Sobre o primeiro feirão digital da estatal, Ferrer sinaliza para a modernização do banco. “Os leilões nesta modalidade já existem na iniciativa privada. O que se vê é uma modernização de procedimentos da Caixa e fala-se até em mudança de todo o sistema”.

Mas o economista já cita também como avanço o cruzamento de dados que houve em relação à concessão indevida do Auxílio Emergencial, em que cerca de 3 milhões de pessoas tiveram de devolver o benefício no Imposto de Renda 2021, segundo estimativa realizada pela Receita Federal (RF).

“Agora a Caixa também anunciou expansão dos pontos de atendimento, em 130 no País, chegando a mais pessoas. Isso é importante também, porque o banco tem um papel social muito importante e possibilitou que muitos brasileiros conseguissem superar a crise com essa ajuda dos benefícios”, complementa.

Resultado

No primeiro trimestre deste ano, a Caixa chegou a receita de R$ 9 bilhões com operações de crédito imobi-
liário, alta de 10,5% ante o primeiro trimestre do ano passado.

Fonte: O Povo

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA