Ceará
Caatinga desponta como o terceiro bioma mais preservado do País, mas coberturas naturais estão em contínua diminuição
O IBGE lança hoje uma nova linha de produtos de mapeamento e análise dos ecossistemas brasileiros em diversas perspectivas ambientais. As Contas de Ecossistemas do Brasil apresentam o atual estado de conservação dos ecossistemas no ambiente terrestre brasileiro, com base em 2018, de acordo com o recorte ambiental dos biomas e uma análise de suas respectivas áreas naturais remanescentes, assim como as principais conversões de usos da terra que essas unidades ecológicas possuem, de maneira peculiar, em cada porção do Território Nacional, desde 2000.
Todos os biomas terrestres brasileiros tiveram saldo negativo no período de 2000 a 2018. Isso indica, portanto, uma perda dessas coberturas em diversos pontos do País, somando cerca de 500.000 km² dos seus diversos ecossistemas. Ao analisar a série histórica, percebe-se, contudo, que, apesar do saldo negativo total, as reduções de áreas naturais foram diminuindo de magnitude ao longo dos anos.
O estado do Ceará está totalmente inserido no Bioma Caatinga, que está entre os biomas que registraram os maiores decréscimos nas supressões de áreas naturais, passando de 17.165 km² (2000-2010) para 1.604 km² (2016-2018), no caso da Caatinga, nos respectivos períodos. Os maiores quantitativos absolutos de redução de áreas naturais estiveram concentrados nos Biomas Amazônia e Cerrado, somando 269.801 km² e 152.706 km², respectivamente.
Com relação a quantidade relativa de vegetação original a Caatinga desponta como o terceiro bioma mais preservado do País, com apenas 36,2% de seu território sob influência antrópica nos dias de hoje. Amazônia e Pantanal são os primeiros com maior área natural.
Fonte: IBGE Ceará
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

