Mundo
Brics convida seis países para se juntar ao bloco de emergentes
O bloco dos Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, anunciou o convite para seis novos países se tornarem membros plenos do grupo de grandes nações em desenvolvimento. A decisão foi tomada na 15ª Cúpula dos Líderes dos Brics, realizada em Joanesburgo.
Os países convidados são Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã. Com isso, o bloco busca ampliar sua representatividade e diversidade regional, incluindo países do Oriente Médio e da América Latina que ainda não faziam parte dos Brics.
O comunicado final da cúpula também defendeu uma reforma das instituições de governança global, como o Conselho de Segurança da ONU, que o Brasil pleiteia um assento permanente. Além disso, o bloco propôs a adoção de moedas locais para o comércio exterior entre os membros.
A entrada dos novos países nos Brics ainda depende da aceitação formal dos mesmos e da aprovação dos parlamentos nacionais. Caso se concretize, a ampliação do bloco pode fortalecer sua influência política e econômica no cenário internacional.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

