Brasil
Brasileiro cria software de segurança que torna senhas ‘invioláveis’
Ewerton Rodrigues Andrade é o engenheiro brasileiro que criou o Lyra2, software de proteção de senhas que é quase “inviolável”. O sistema pode reforçar os obstáculos no caminho de hackers que tentam roubar senhas de bancos de dados, sites ou até mesmo smartphones e PCs.
O Lyra2 é um sistema feito para barrar os chamados “ataques de força bruta”, em que um programa tenta desbloquear uma conta inserindo repetidamente diferentes opções de login e senha. Um software usado nesse tipo de ataque pode gerar centenas de senhas por minuto até acertar a combinação correta de caracteres que lhe dará acesso ao sistema.
O que o Lyra2 faz é dificultar ainda mais esse processo. “Criamos funções que encarecem o ataque ao ponto de torná-lo inviável financeiramente”, explica Ewerton, o criador do software. Em outras palavras, um ataque de força bruta realmente potente pode até burlar a segurança do Lyra2, mas vai precisar de um computador igualmente potente – o que vai custar um bom dinheiro ao hacker.
“Para senhas de complexidade média, por exemplo, o valor gasto com a aquisição de memória para a construção de um hardware capaz de burlar a proteção do Lyra2 é de cerca de US$ 126 mil. Já para senhas de alta complexidade, que exigem diversos caracteres, letras, número e símbolos, o investimento exigido pode chegar a US$ 8,3 bilhões”, diz Ewerton.
O Lyra2 é fruto da tese de doutorado do engenheiro brasileiro e tem licença livre. O código aberto pode ser encontrado neste link. A única condição de uso do software é de que seja citada a fonte.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

