Regional
Brasil tem quase duas mil mortes por H1N1 em 2016, diz ministério

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus H1N1 já matou mil 982 pessoas e mais de dez mil casos foram notificados, no país, em 2016. O balanço quase alcançou os números de 2009, quando mais de dois mil brasileiros morreram por causa da doença. Na época da pandemia, em que a doença se espalhou pelo mundo, a vacina para a doença ainda estava em desenvolvimento.
Além disso, em 2016, também foram notificados 55 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que é uma complicação da gripe H1N1. A técnica de Influenza da Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal, Ana Carolina Tardin, explica em quem a doença pode se agravar.
“Uma pessoa comum ela causa sintomas de gripe, como febre, calafrio, mal estar, mas ela não se agrava. Agora algumas pessoas como idosos, gestantes, pessoas que tem algum problema de saúde, como diabetes, obesidade, que às vezes a gente não dá muita importância. Essas pessoas tem uma maior chance de agravamento da doença”.
A região sudeste foi a mais afetada, com 56,5 por cento dos casos. Os estados com mais mortes por Influenza foram São Paulo, com 779 óbitos, Paraná com 216 e Rio Grande do Sul com 205 mortes. Para evitar novos casos, a técnica de Influenza, Ana Carolina Tardin, dá dicas sobre como se prevenir.
“Evitar ambientes fechados, aglomerados, principalmente na época que temos maior número de casos, que é primavera ou outono. Evitar colocar as mãos nas mucosas, no olho. Sempre que a gente for se expor a alguém que esteja doente, usar a máscara. Essas são as principais medidas de prevenção”.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários, como, por exemplo, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina de gripe é atualizada todos os anos para se adequar aos vírus circulantes.
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias6 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias6 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo7 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias7 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Americando3 dias atrás
AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés
-
Ceará7 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico
-
Mundo7 dias atrás
Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV