Brasil
Brasil tem a menor taxa de sindicalização em dez anos, diz IBGE
O IBGE divulgou, nesta quinta-feira (14), os dados sobre a sindicalização dos trabalhadores brasileiros em 2022. Segundo o instituto, o Brasil teve a menor taxa de sindicalização da década no ano passado.
A taxa de sindicalização é o percentual de trabalhadores ocupados que são filiados a algum sindicato. Em 2022, essa taxa foi de 9,5%, o que significa que apenas 8,4 milhões dos 88,4 milhões de trabalhadores ocupados eram sindicalizados.
O IBGE apontou que a taxa de sindicalização vem caindo desde 2013, quando era de 16,1%. Entre os fatores que explicam essa queda estão a redução do emprego formal, a reforma trabalhista de 2017 e a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
O levantamento do IBGE mostrou também que a taxa de sindicalização varia conforme o sexo, a idade, a escolaridade, a cor ou raça, o setor de atividade e a categoria profissional dos trabalhadores. Em geral, as maiores taxas foram observadas entre os homens, os mais velhos, os mais escolarizados, os brancos, os servidores públicos e os professores.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

