Brasil
Brasil recupera esmeralda de 380 kg que estava nos EUA
Uma esmeralda extraída e comercializada ilegalmente para os Estados Unidos será devolvida ao Brasil.
Uma esmeralda extraída e comercializada ilegalmente para os Estados Unidos será devolvida ao Brasil. Após anos de impasse, a justiça dos EUA aceitou o pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para a repatriação da pedra preciosa.
Conhecida como Esmeralda Bahia, a pedra foi encontrada em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, e pesa cerca de 380 quilos. Ela continua sendo considerada um tesouro nacional.
O juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, aceitou o argumento brasileiro de que a esmeralda foi extraída e exportada ilegalmente. Ele determinou que o Departamento de Justiça dos EUA finalize a decisão de repatriação até 6 de dezembro deste ano.
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), ainda cabe recurso da decisão. Caso haja recurso, a repatriação pode ser suspensa até nova decisão da justiça norte-americana. Enquanto isso, a Esmeralda Bahia permanece sob custódia da Polícia de Los Angeles, na Califórnia.
A decisão do juiz Reggie Walton representa um passo importante para a recuperação de um patrimônio natural brasileiro, apesar das possíveis complicações jurídicas que ainda podem surgir.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

