Brasil
Brasil assume presidência do G20 com foco na bioeconomia e na redução das desigualdades
O Brasil vai liderar o G20, o grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo e a União Europeia, a partir de 30 de novembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (22), que a presidência brasileira terá uma iniciativa para a bioeconomia, que busca aproveitar o potencial dos recursos naturais para gerar desenvolvimento sustentável.
Além disso, o Brasil criará duas forças tarefas no bloco, uma contra a fome e a desigualdade e a outra contra a mudança do clima. Essas são as prioridades do país na presidência do G20, que tem como lema “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O Brasil também defenderá a reforma das instituições de governança global, que reflita a geopolítica do presente.
O presidente Lula disse que buscará resultados concretos, que gerem benefícios para os mais pobres e vulneráveis, em todo o planeta. Ele afirmou que o G20 ajudará a alavancar iniciativas multilaterais em curso, como a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ele também destacou a necessidade de abordar seriamente o endividamento, o acesso a financiamento e mecanismos progressivos de tributação nas agendas internacionais.
Lula lembrou que o Brasil sediará a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP 30, em 2025, e que pretende chegar lá com uma agenda climática ambiciosa, que assegure a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas. Ele ressaltou que o Brasil é um dos países que mais contribui para a preservação ambiental e que tem uma matriz energética limpa e renovável.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

