Conecte-se conosco

Regional

Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19 em Acopiara

Publicado

on

A enfermeira Gleise Carvalho, 38 anos, vivenciou duas grandes emoções neste ano: o nascimento da filha Marília Carvalho e, dias depois, a confirmação de que a bebê veio ao mundo com anticorpos contra a Covid-19. O parto ocorreu em Acopiara, município da região centro-sul do Ceará, a 350 km de Fortaleza.

Marília nasceu no dia 8 de junho, e o resultado de que ela tem os anticopos foi confirmado após a realização do exame sorológico para a detecção do vírus, quando a recém-nascida estava com um mês de vida.

“Eu fiquei com o coração um pouquinho mais tranquilo, né? Olhar pro rostinho dela e saber que ela também nasceu saudável, sem nenhum problema”, revelou Gleise Carvalho, em entrevista, ao dizer que o alívio veio imediatamente com o resultado.

Gleise ressalta também que, apesar da imunidade, os cuidados de prevenção viral vão continuar na família, “porque a gente também não sabe até quando vão ficar os anticorpos ou se pode ficar permanente, né?”.

MOMENTOS DE ANSIEDADE

A enfermeira atuava na linha de frente do Hospital Municipal de Acopiara quando, em outubro, descobriu que havia adquirido o coronavírus. Dois dias depois, a gravidez também foi constatada.

“Foi um período de muita ansiedade, de muita tristeza por estar [contaminada], com muitas pessoas morrendo e por eu estar gestante, eram momentos de incerteza… a gente não sabia como é que o vírus era passado pro feto, como é que isso ia agir com o bebê, se ela ia ficar com alguma sequela, se ia ter alguma má formação”, comenta a mãe.

Carvalho relata ainda que, após indicação médica, ela tomou duas doses da vacina CoronaVac, completando o esquema vacinal em março. “Por eu ter já tido a Covid-19, ter tomado a vacina e por eu estar amamentando, ela podia desenvolver anticorpos e, na verdade, eu não sei qual foi que realmente produziu, o que fez com que ela tivesse. Ou se foram os três juntos, né?”.

De acordo com o médico infectologista pediátrico Robério Leite, provavelmente as três circunstâncias propiciaram o aparecimento dos anticorpos. Além disso, “para quem teve o coronavírus e recebeu a vacina depois, que é o caso dela, a produção de anticorpos tende a ser bem mais robusta”.

O especialista ressalta que é natural os anticorpos da mãe atravessarem a placenta e ficarem no sangue do bebê durante um período. “Daí a importância da estratégia de vacinar as gestantes, tanto em benefício próprio como também de permitir uma transferência de anticorpos pro bebê no momento que ele é mais vulnerável”.

TEMPO INCERTO

Robério explica que ainda não é possível dizer quanto tempo essa imunização irá durar para o bebê, “é preciso que haja pesquisas para determinar isso, porque é algo variável conforme cada doença, vai depender da carga de anticorpos que passou e do tipo de infecção”.

“No sarampo, por exemplo, em média esses anticorpos podem durar até 12 meses de vida. Por isso, a vacina do sarampo só é feita aos doze meses de idade. Já os anticorpos pra hepatite C, pro HIV, os anticorpos maternos permanecem no bebê até os 18 meses de idade”, detalha o médico.

PROTEÇÃO PARCIAL

Além disso, Leite destaca que a presença de anticorpos não significa que os recém-nascidos estão totalmente protegidos, “pode acrescentar alguma proteção, mas não se pode dizer que é uma proteção total”.

A gente não sabe se essa quantidade de anticorpos que é passada é suficiente pra impedir que o bebê se infecte, mas pode ser que atenue a infecção”. ROBÉRIO LEITE, Infectologista infantil.

É necessário, assim, que as pessoas continuem seguindo as medidas de prevenção viral: realizando o distanciamento adequado, usando máscaras de proteção seguras e higienizando as mãos e superfícies, principalmente no caso de haver bebês em casa, visto que eles são um grupo de risco pediátrico para complicações da covid-19.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu36 minutos atrás

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Denúncias alertam que moradores de rua e crianças do abrigo estariam passando fome em Iguatu. Conselho Tutelar foi acionado

Iguatu6 horas atrás

Suposto esquema de desvio de combustível para campanha eleitoral de Rafael Gadelha será investigado pela Polícia Federal

Iguatu1 dia atrás

Prefeitura de Iguatu registra 1.065 novas contratações em um mês e levanta suspeitas de nepotismo

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 18/03/2025 – Servidores reclamam que o ponto eletrônico que só vale pra alguns

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 18/03/2025

Noticias2 dias atrás

Israel rompe cessar-fogo e realiza bombardeios em Gaza após fracasso nas negociações de paz

Noticias2 dias atrás

Novo vazamento de dados de chaves Pix

Noticias2 dias atrás

Elmano de Freitas anuncia reajuste salarial de mais 3% para professores das universidades estaduais

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/03/2025

Economia2 dias atrás

Setor de atacarejo no Ceará vem se destacando no cenário nacional

Noticias2 dias atrás

Trágico acidente resultou na morte de um casal e de seu filho de 3 anos em um córrego na, Região do Cariri

Esportes2 dias atrás

Flamengo conquistou o título do Campeonato Carioca ao empatar sem gols com o Fluminense

Ceará2 dias atrás

Ceará registrou chuvas em 97 municípios, entre domingo e segunda-feira

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025

Videos6 dias atrás

Polícia Civil deflagra ‘Operação Parabellum’ em Cariús e Jucás

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 13/03/2025 – ASSISTÊNCIA SOCIAL: E tem mais revelação bombástica!

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/03/2025

Videos6 dias atrás

Atropelamento no Bairro Areias 2 reacende pedido por lombadas na Rua Edite Carneiro Barreto

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/03/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 12/03/2025 – Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/03/2025

Iguatu1 semana atrás

Município de Iguatu solicita audiência de conciliação em ação sobre precatório de R$ 37 Milhões

Iguatu1 semana atrás

ESCÂNDALO: Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social

Brasil1 semana atrás

Reformulação do crédito consignado para trabalhadores do setor privado permitirá oferta de novos empréstimos

Mundo1 semana atrás

Papa Francisco apresentou uma “leve melhora”, mas sua condição de saúde ainda é considerada complexa

Ceará1 semana atrás

Igreja é condenada a pagar R$ 100 mil de danos morais por induzir pastor a fazer vasectomia

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.