Economia
Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano e governo aprova no Senado, o texto-base do arcabouço fiscal
O governo teve um dia de más e boas notícias, ambas esperadas, na área econômica. A despeito da pressão de políticos e do setor produtivo, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Contrariando a expectativa do mercado, a autoridade monetária não indicou a perspectiva de cortes na taxa na próxima reunião, em agosto. Por outro lado, retirou do documento divulgado referências a um possível aumento nos juros.
Míriam Leitão: “O Banco Central decidiu continuar não vendo os fatos ao redor e ignorar as quedas da inflação, dos juros futuros e das projeções. Não quer ver também a melhora da conjuntura fiscal com o avanço do arcabouço. Um erro grosseiro do BC. No fim de semana, Roberto Campos Neto recebeu ligações até da bancada do agronegócio bolsonarista, avisando que ele estava ficando isolado.”
Já no Senado, o texto-base do arcabouço fiscal foi aprovado na noite de ontem por 57 votos a 17. Como o relator Omar Aziz (PSD-AM) fez alterações no projeto enviado pelos deputados, o arcabouço deverá retornar à Câmara, onde não há consenso sobre a manutenção ou não das novidades introduzidas pelos senadores. Entre outras mudanças, Aziz excluiu da nova regra fiscal o Fundeb, voltado para a educação, e o repasse de recursos para o Distrito Federal. O projeto contou com amplo apoio, com apenas PP, Novo e PL orientando suas bancadas a votarem contra.
A economia foi a chave para a melhora, dentro da margem de erro, na aprovação do governo Lula por pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem. Para 37% dos entrevistados, a atuação do Executivo é positiva; 32% a consideram regular e 27% negativa. Em abril, os números eram 36%, 29% e 29%, respectivamente.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

