Conecte-se conosco

Ceará

Baixas temperaturas atraem turistas para a serra e o sertão do Ceará

Publicado

on

Quando se fala em Ceará, logo vêm à cabeça as belas e exuberantes praias e as altas temperaturas. No entanto, engana-se quem pensa que esse Estado é sinônimo de calor o ano todo. A “Terra da Luz” também pode abrigar um tempo ameno, especialmente entre os meses de junho e julho, quando as temperaturas mais baixas tornam-se atrativo em algumas regiões cearenses.

Neste período, o forte calor dá trégua e, em determinadas cidades, há até quem sinta frio. A paisagem muda, as vestimentas, também. As roupas finas dão espaço aos fios mais grossos. Entram em cena fogueiras, vinho e até um tradicional prato de origem Suíça, o fondue, comida típica do inverno. Tudo isso é justificado pelos termômetros em baixa. Em Campos Sales, no Cariri cearense, e Guaramiranga, cidade do Maciço de Baturité, a temperatura mínima neste período pode chegar a 17°Celsius, com sensação térmica de até 14°C. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforça que os meses de junho e julho normalmente são os mais frios do Estado. Na cidade do sertão cearense, a média é de 18,6°C para ambos os meses. Já no município serrano, a média para junho é de 18,1°C e, para julho, 17,4°C.

De acordo com o órgão, a explicação para a queda da temperatura é de que no Hemisfério Sul, região do Planeta onde o Ceará está situado, o inverno já começou – oficialmente no último dia 21 de junho. “Isso ocorre devido à inclinação da Terra e ao movimento de translação que se dá ao redor do sol neste período do ano”, pontua o meteorologista do 3º Distrito em Recife do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes. Ainda conforme o especialista, os fortes ventos e a umidade do ar contribuem, inclusive, para redução na sensação térmica. “Dependendo desses fatores, a sensação pode chegar a 2 ou 3 graus a menos do que o real”, observou Fernandes.

‘Suíça nordestina’

A 865 metros acima do nível do mar e cercada por serras, Guaramiranga é como um pedacinho do sul do Brasil em pleno Nordeste. O município com o menor número de habitantes do Ceará (cerca de 4 mil) atrai turistas devido às suas belezas naturais e também à temperatura agradável. No “Pico Alto”, morro que está a 1.115 metros de altitude e se notabiliza como o ponto mais alto da localidade, é ainda mais frio neste período do ano. Por tudo isso, a cidade ganhou o charmoso apelido de “Suíça Nordestina”.

“Quem mora no Nordeste é obrigado a conviver com as altas temperaturas durante quase o ano todo. Então, poder experimentar algo diferente é muito bom”, conta a professora pernambucana Alice Gurgel Sousa, que percorreu quase 800 km com a família de Recife a Guaramiranga. “A viagem é um pouco cansativa, mas vale super a pena. Aqui a natureza parece ser mais viva, mais linda e cheia de cores. E esse clima é realmente maravilhoso. Chego a pensar que nem estou no Nordeste”, acrescenta.

O comerciante Flávio Pereira trocou a vida agitada na capital cearense para “viver perto da natureza”. Em 2016, ele abriu um restaurante no centro de Guaramiranga. “Quando chega o inverno, a gente recebe milhares de turistas. A economia se aquece. É um ótimo período”.

Se durante o dia os roteiros são as belas cachoeiras e trilhas ecológicas, ao entardecer, com a chegada do frio, fondue, chocolate quente e vinho embalam os restaurantes da cidade. “É tudo muito charmoso. É pequeno, mas aconchegante”, descreve a aposentada Glória Maria. Com uma xícara de chocolate quente nas mãos, ela acrescenta: “Aqui você encontra paz. Um destino que indico para todos”, diz a fortalezense que elegeu o pôr do sol no Pico Alto como um dos melhores programas da viagem. “É surreal, a cena é encantadora”.

Já no sertão, o contraste das temperaturas registradas ao longo do ano fica evidente quando chega o mês de junho. Em Campos Sales, por exemplo, município situado no Cariri Oeste, é difícil encontrar alguém usando roupas leves nesse período. “É preciso reforçar as vestimentas para aguentar o frio”, brinca a salgadeira Valdiana Alencar.

“Mais para o fim da noite, o vento é gelado, tem que agasalhar bem”, afirma a vendedora Leoneide Cícera, que comemora a chegada do inverno, “época em que minhas vendas aumentam”. Ela comercializa roupas em geral. “Agora, meu estoque é voltado para casacos, roupas de manga e edredom”, pontua.

Altitude

O meteorologista Danúzio Souza explica que as baixas temperaturas na cidade do Cariri devem-se à altitude e à sua localização. “Campos Sales está a mais de 500 metros de altitude do mar e, além disso, é cercada pela Chapada do Araripe, o que garante uma sensação térmica abaixo do comum neste período do inverno”.

A cidade de Barro, no Cariri cearense, registrou neste mês a temperatura mais fria do Estado nos últimos seis anos: 16°C. O índice se aproxima dos 16.6°C registrados em Barbalha, em junho do ano passado. Foram as duas únicas vezes, desde 2014, conforme dados da Funceme, que cidades cearenses alcançaram temperaturas abaixo dos 17°C.

No Ceará, outras quatro cidades têm médias mínimas abaixo dos 21°C entre junho e julho (Crateús, 20,6°C; Iguatu, 20,6°C; Tauá, com 20,2°C e Morada Nova, 20,9°C).

O pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, reforça que “apesar de o Estado estar localizado muito próximo da Linha do Equador, as temperaturas tendem a apresentar redução no período de inverno austral. Daí essas médias um pouco mais baixas nessa época”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu5 horas atrás

Agenor Neto entra com interpelação judicial contra o prefeito Roberto Filho para explicar “acusações sem provas”

Colunas6 horas atrás

Artigo: Mataram o Iguatu

Iguatu21 horas atrás

Presidente do TJCE nega liminar e Município não consegue parcelar dívida

Iguatu24 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu1 dia atrás

Iguatu clama por justiça: A dor e o desrespeito vividos pelos servidores públicos

Iguatu1 dia atrás

Danilo Forte e Roberto Filho se reúnem com o presidente do TJCE para buscar soluções para Iguatu

Ceará1 dia atrás

Sesa detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV), no Ceará

Ceará1 dia atrás

Metade do território do Ceará, deve receber chuvas nesta sexta-feira (10)

AssuntosNet1 dia atrás

COLUNA: AssuntosNet

Iguatu1 dia atrás

Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água

Iguatu1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025

Noticias2 dias atrás

Tábua caiu sobre a região do pescoço de criança, e causa sua morte

Ceará2 dias atrás

Água potável de Jericoacoara contém níveis de nitrato até 11 vezes superiores ao recomendado

Economia2 dias atrás

Novas regras do Pix afetam especialmente os trabalhadores informais

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu4 dias atrás

TJCE declara inconstitucionais dispositivos da Lei Orgânica de Iguatu que efetivaram os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) 

Iguatu4 dias atrás

TCE-CE exclui ex-prefeito interino de Iguatu de processo

Iguatu4 dias atrás

Vereador Denuncia Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que Autoriza Contratações Temporárias na Saúde de Iguatu

Noticias4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Veículo é tomado de assalto em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/01/2025

Noticias5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/01/2025

Acopiara5 dias atrás

A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Iguatu: Um Marco na Nova Legislatura

Iguatu5 dias atrás

Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.