Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Iguatu

Ausência do El Niño e La Niña modifica análise para quadra chuvosa

Publicado

on

Diferentes órgãos meteorológicos apontam que, diante desta neutralidade, é preciso observar outros indicativos, como a temperatura no Oceano Atlântico, para se chegar a uma previsão mais assertiva das chuvas de 2020 no Ceará.
De um modo geral, os fenômenos El Niño e La Niña interferem no volume pluviométrico da estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará. Apesar de não serem os únicos sistemas indutores (ou inibidores) de chuva, são eles que possuem maior relação com o período de singular expectativa para o sertanejo. Para o início do próximo ano, porém, órgãos meteorológicos apontam a inércia de ambos os fenômenos. “Por enquanto, a situação atual é de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial”, pontua a chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Morgana Almeida.

A especialista explica que, com este cenário, há maior probabilidade de chuvas dentro da normalidade para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “E ligeiramente acima da média no centro norte do Estado”, acrescenta Morgana. Diferente do que ocorre no Ceará, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) realiza prognósticos para a pré-estação (dezembro e janeiro) e estação chuvosa, o Inmet trabalha com previsões trimestrais, dissociadas da nomenclatura utilizada para o período. “Em janeiro faremos outra análise para o trimestre janeiro/fevereiro/março”, acrescentou.

A tendência, porém, é de que essa neutralidade siga ao longo do primeiro semestre de 2020, conforme o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOOA). Diante deste perfil, a propensão é de que as chuvas, embora dentro da média, fiquem mais distribuídas no Nordeste a partir de fevereiro, mês que marca o início da quadra chuvosa no Estado.

O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Maicon Veber, explica que, nos anos em que há a presença do El Niño, a tendência é de chuvas fracas, isto é, abaixo da média histórica. “Quanto mais forte for a atuação deste fenômeno, menor são as chances de chuvas dentro ou acima da normalidade”, pontua. Morgana, entretanto, adverte que este não pode ser o único indicador. “Temos também que observar a dinâmica do Atlântico. É a soma de fatores que determina a intensidade das chuvas no Nordeste brasileiro”, explicou.

Na última década, o padrão foi variado, corroborando com a análise mais abrangente da chefe do Inmet. Nos anos de 2018 e 2019, houve El Niño, porém com fraca atuação. O resultado ao fim da quadra chuvosa passada foi de média pluviométrica 5,7% acima da média, que é de 800,6 milímetros para o Ceará. Já entre 2012 e 2017, as chuvas ficaram abaixo da média. Neste intervalo, o Estado esteve sob influência, em anos distintos, de ambos os fenômenos. Já em 2009, ano com maior volume pluviométrico (1225.7 mm) da década, a La Niña esteve com forte atuação, fato que só ocorreu em sete oportunidades desde que o NOOA começou a medição, em 1950.

Outros indicadores

Com a ausência do El Niño e La Niña, uma das principais influências para as próximas chuvas será a temperatura das águas superficiais do Atlântico Sul. Caso essas águas estejam aquecidas, o cenário será favorável às chuvas. Do contrário, se houver o seu resfriamento, a tendência será predomínio de secas na região. “É um observador importante, mas no Atlântico Sul Tropical as mudanças são mais rápidas e só a partir do fim de dezembro ou janeiro, teremos uma definição melhor”, pontuou Almeida. Essa temperatura das águas é importante, explica Veber, pois é ela quem exerce influência na formação de nuvens de chuvas para o Ceará.

O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, acrescenta outro fator a ser observado. “No Oceano Pacífico Tropical, é exatamente o oposto. Para a ocorrência de boas chuvas é favorável a temperatura da água superficial mais fria. No caso do Oceano Atlântico Sul, é ele quem atrai a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas para Ceará”, detalhou.

O prognóstico para a quadra chuvosa de 2020 deve ser divulgada, pela Funceme, Cptec e Inmet, no próximo mês.

Chuca causa transtornos em Fortaleza

Voltou a chover com intensidade em Fortaleza, após seis meses. Entre as 7 horas de terça-feira e 7 horas de ontem (11), a Funceme registrou pluviometria de 20.8 milímetros. A última vez que a capital cearense havia tido chuva acima dos 20 mm foi em 3 de julho, quando o órgão contabilizou 26 mm.

O evento pluviométrico aliviou o intenso calor dos últimos dias, cujas médias se aproximavam dos 27º Celsius, mas também causaram transtornos em vários pontos da cidade. A cidade teve pontos de alagamentos, congestionamentos e acidentes. Pelo menos, 20 semáforos também apresentaram problemas em diversos cruzamentos, e uma árvore caiu no bairro Damas. Ninguém ficou ferido. A Defesa Civil disse, em nota, ter acompanhado as ocorrências.

Essas chuvas, também verificadas em Messejana (18 mm), Pacoti (1,4 mm) e Itaitinga (1 mm), estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Para hoje, a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões, com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Cariri. O mês de dezembro marca o início da pré-estação chuvosa no Ceará que se estende até janeiro. Para este período, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/Inpe prevê chuva abaixo da média histórica. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta ocorrência de precipitações dentro da normalidade.

De acordo com a Funceme, a média histórica de precipitações para o período (dezembro e janeiro) é reduzida. O bimestre novembro/dezembro tem média de 37.4 milímetros e o mês de janeiro, por sua vez, tem volume médio em torno dos 98 mm. Já se considerado o trimestre – que vai de novembro a janeiro – o esperado é de 136.1 milímetros.
Via Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias3 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias3 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu16 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias19 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias7 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias7 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo7 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo7 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.