Iguatu
Aumenta a procura por material escolar em Iguatu
[caption id="attachment_17404" align="alignnone"]
O popular beco da galeria promete receber diversos consumidores (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)[/caption]
Mal começou o mês de janeiro do ano de 2015 e os iguatueses foram às compras em busca do melhor preço do material escolar de seus filhos. A reportagem da rádio mais FM foi nesta terça-feira (06) a Galeria Gustavo Correia, situada no centro comercial do município, local esse, onde se concentra o maior número de lojas especializadas na venda destes tipos de produtos.

Mal começou o mês de janeiro do ano de 2015 e os iguatueses foram às compras em busca do melhor preço do material escolar de seus filhos. A reportagem da rádio mais FM foi nesta terça-feira (06) a Galeria Gustavo Correia, situada no centro comercial do município, local esse, onde se concentra o maior número de lojas especializadas na venda destes tipos de produtos.
Nana Gonçalves proprietária de uma papelaria, disse está com o seu comércio preparado para receber a clientela, mas não acredita que o volume nas vendas aumente em comparação ao ano passado. “Há alguns meses já repus meu estoque esperando esse período de compras. Temos que está pronto pra receber o consumidor dos mais variados níveis de poder aquisitivo. Espero está enganada, mas acho que esse ano não vai superar o ano passado”, pontuou Nana.
Geson dos Santos pai do pequeno Francisco de 11 anos já começou a busca pelo melhor preço e espera encontrar na primeira semana do ano uma oferta maior de produtos de qualidade, além de poder pesquisar com mais facilidade e calma, “tento unir o desejo do meu filho e um preço mais em conta. Mas o fundamental é nunca deixar para comprar na última hora”, disse.
Abuso
A Agencia de Defesa do consumidor alerta que os pais precisam verificar as listas com cuidado. As instituições que amparam esse tipo de cliente podem punir seja qual for a rede de ensino que cometa abuso nos pedidos, de forma a evitar, a compra do que não for de uso exclusivo do estudante.
A proibição de abusos é prevista lei aprovada pelo Congresso Nacional que proíbe essa prática e também a cobrança de taxas específicas para cobrir os custos do material coletivo. Quem afirma é autor da lei o deputado cearense Chico Lopes. “A obrigação de fornecer os meios para a prestação dos serviços educacionais é da escola, que cobra anuidade para isso. Então, ela não pode cobrar que o pai do aluno forneça itens que não vão servir ao estudante”, esclareceu o deputado.
A consumidora Evenalda Alves disse está ciente do que de fato é certo ou não constar em lista, muito devido a lei que antes do ano de 2013 não existia, “hoje existe essa lei, mas antes não tínhamos esse amparo. Fui vítima uma vez, quando me pediram materiais de limpezas e alguns produtos de uso coletivo de uma marca especifica”, contou Evenalda. Aos consumidores que se sentirem lesados deve acionar o PROCON municipal.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

