AssuntosNet
AssuntosNet: Visita do Papa marca a opção pelos pobres
Para os analistas, a visita do Papa Francisco ao Brasil na próxima semana, para a Jornada Mundial da Juventude, primeira viagem internacional de seu pontificado, poderá dar força à Teologia da Libertação.

Para os analistas, a visita do Papa Francisco ao Brasil na próxima semana, para a Jornada Mundial da Juventude, primeira viagem internacional de seu pontificado, poderá dar força à Teologia da Libertação.
O papa deverá incluir nos 15 discursos que fará a opção pelos mais pobres e a defesa do fim da desigualdade social, bandeiras centrais da ala mais progressista da Igreja. O Papa vai pregar em um país onde o catolicismo tem perdido espaço e é crescente o descompasso entre aquilo que os fiéis anseiam e o que a Igreja oferece. Em 30 anos, de 1980 a 2010, houve uma queda enorme no número de brasileiros que se declaram católicos, de 89% da população para 65%. Enquanto isso, no mesmo período, o número de pentecostais aumentou de 3,9 milhões para 25,4 milhões.
Ibope: Lula supera Dilma em votos
Intenção de voto na presidente caiu de 58% para 30% em quatro meses; ex-presidente seria o candidato do PT mais competitivo. Pesquisa nacional Ibope feita em parceria com o Estado mostra que Lula seria até 37% mais forte do que Dilma Rousseff como candidato do PT à Presidência. Lula teria 11 pontos a mais do que Dilma em um dos cenários pesquisados, com quatro candidatos, entre quinta-feira e domingo passados. Dilma tem 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina Silva (sem partido), 13% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos (PSB). Lula teria 41% e os mesmos adversários, respectivamente, 18%, 12% e 3%. A vantagem petista em relação a Marina Silva seria de 8 pontos com Dilma como candidata, e de 23 pontos com Lula. Num segundo turno haveria empate técnico entre Dilma (35%) e Marina (34%). A margem de erro é de dois pontos.
Dilma busca se aproximar mais do PT
Mesmo estando 37% mais forte do que a sucessora em pesquisa, ex-presidente nega intenção de voltar ao cargo. O ex-presidente atacou a oposição e acusou os que agora defendem o fim da reeleição (PMDB e PSDB) de ter “medo” que ela vença em 2014. Desmentiu boatos sobre sua saúde e disse ontem que “elimina” as possibilidades de concorrer à Presidência da República em 2014, “porque já tem candidata”, mas no momento em que a presidente Dilma Rousseff é mais cobrada pela falta de traquejo político, deu o recado: a política tem que ser feita “toda hora” e “sem intermediários”. Mas dentro do partido, há uma cobrança na mudança de rumos no governo. Avalia-se que as debilidades são mais graves em três áreas: economia, articulação política e comunicação social.
Copom teme inflação e prevê novas altas de juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central admitiu que a alta recente do dólar pressionará a inflação no curto e no longo prazos e afirmou que será necessário continuar elevando a taxa básica de juros – que na semana passada passou a 8,5% ao ano – para reduzir os preços. A aposta agora no mercado financeiro é de outro aumento de 0,5 ponto, no final de agosto, com possibilidade de novos apertos na taxa até o fim do ano.
Dilma visita o Ceará
Para setores da imprensa, o governador Cid Gomes deu novos indícios de que apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Os indícios foram durante a cerimônia de inauguração das estações José de Alencar e Chico da Silva e assinatura da Ordem de Serviço do Cinturão das Águas, na manhã desta quinta-feira. O Governador afirmou que ‘se Deus quiser à frente do governo’, Dilma garantirá recursos para as outras fases do Cinturão das Águas. Cid já havia dado indícios de apoio à reeleição da presidente e afirmara, anteriormente, que a candidatura própria do PSB poderia dificultar os palanques regionais em 2014. A sigla, atualmente, possui seis governadores. Durante discurso, a presidenta cumprimentou o deputado Guimarães como senador, e esqueceu o nome do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio.
Estudo aponta desperdícios na Educação
Uma pesquisa de analistas do Tesouro Nacional divulgada no site do órgão estima que pelo menos 40% dos recursos do ensino são desperdiçados e que, com as verbas atuais, já seria possível atingir metas de qualidade. O MEC criticou o estudo, e até mesmo o Tesouro diz não concordar com a conclusão dos autores.
Movimento pela segurança
Não é de hoje. A cidade vive problemas antigos no item insegurança. A audiência realizada no auditório da CDL mostra a preocupação de nossas autoridades que na maioria dependem de uma legislação burocrática para implementar medidas de segurança para a população. Enquanto isso, a bandidagem vai aprimorando práticas de furtos e roubos. Mesmo com o caos, não existe clima para protesto nas ruas como vem acontecendo na maioria das cidades.
Polícia única
E uma pesquisa feita com 69 associados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) identificou três pontos essenciais para a segurança pública ouvir a voz das ruas: uma polícia única, sem divisão entre civil e militar; maior controle interno e externo; e transparência das estatísticas criminais. Sem isso, para o Fórum, muda-se tudo, mas não muda a polícia.
Mais Luzes
Quem anda nas ruas de Iguatu durante a noite pode observar que muitos locais estão precisando de iluminação. Por sua vez, em quarteirão da rua 15 de novembro, próximo à sede da União Artística o problema foi solucionado na noite desta quinta-feira. Já em outras áreas, usuários cobram agilidade no atendimento por parte da Coelce.
Festa de União
Dirigentes da União Artística e participantes da Semana Cultural saíram satisfeitos com o evento realizado na quarta e quinta-feira. Em dois dias, prestigiaram show de MPB, apresentação de humor, dança clássica, exposição de artes e fotos, num clima de confraternização dos membros da entidade. O evento comemorativo se encerra neste sábado com o jantar festivo para sócios e convidados na sede na rua 15 de novembro. Logo mais à noite haverá homenagem durante celebração do novenário de Senhora Santana.
Congresso esquece a voz das ruas
Deputados e senadores entram de férias sem votar maior parte da chamada agenda positiva, criada em resposta às manifestações populares. De volta às bases, com isso as principais votações serão retomadas em agosto.
FAJI 10 anos
Logo mais à noite na sede da AABB, estaremos participando da solenidade comemorativa de 10 anos da Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu (FAJI). O evento reunirá funcionários, colaboradores e parceiros que construíram este projeto inovador na comunicação social da região.
*Silvani Soares é bancário e radialista
-
Videos17 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?
-
Videos17 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025