Servidores do município
Repercute nas redes sociais a situação que os servidores enfrentarão a partir de agora com novas demissões. Por sua vez, é  unanimidade dos comentários sobre a realização de concurso. Sindicato deve se manifestar também. 

Recursos do Pré-sal para municípios avança no senado
Relatório de Cid sobre partilha do pré-sal com estados e municípios avança no Senado. Proposta que destina mais recursos para estados e municípios é aprovado em comissão e segue para o plenário. Entre as mudanças da PEC, está a garantia de que todos os entes federados fiquem com uma parcela do que vai ser pago para explorar o excedente de petróleo encontrado no pré-sal, chamado bônus de assinatura (pagamento que a empresa ganhadora da licitação realiza na assinatura do contrato de exploração). Estados e municípios não viram o dinheiro da primeira etapa da exploração porque a transferência do arrecadado pelo pré-sal é contabilizada no cálculo das despesas primárias do Orçamento federal.( DN)

Governo baixa decreto suspendendo a prática de queimadas em todo o País
As queimadas estão proibidas em todo o país durante o período de 60 dias, a partir  desta quinta-feira (29). Decreto determinando a suspensão da permissão do uso de fogo nesse processo está publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira com o objetivo de proteção ao meio ambiente.. A medida não se aplica em casos como de controle fitossanitário, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas. 

Caixa lembra: Renegociação das dívidas vai até 31 de dezembro
A Caixa Econômica Federal prorrogou, até o dia 31 de dezembro, a campanha Você no Azul, voltada para a renegociação de dívidas de créditos comerciais para pessoas físicas e jurídicas, informou nesta terça-feira (27) o banco. De acordo com a Caixa, os descontos podem chegar a 90% para liquidação à vista, conforme a situação dos contratos e o tipo de operação de crédito. A campanha abrange cerca de 3 milhões de clientes, 80% de pessoas físicas.

Aluguel
Será divulgado o índice da inflação do aluguel de agosto. Em julho, subiu 0,4%, percentual abaixo do apurado em junho, quando avançou 0,8%.

Petrobras reajusta preço da gasolina em 3,5% nas refinarias
A Petrobras anunciou um aumento de 3,5% do preço médio da gasolina nas refinarias, a partir desta quarta-feira, 28. O porcentual equivale a 0,0561 reais por litro. O valor do diesel não sofreu alteração, informa a Veja. Agora, o valor médio do combustível é de 1,679 reais por litro em comparação aos 1,623 reais vigentes até terça-feira 27. Esse é o terceiro reajuste feito em agosto.

Mais um suplente assumirá mandato de deputado estadual
O fisioterapeuta Oriel Nunes Filho (PDT), que obteve cerca de 40 mil votos nas últimas eleições estaduais, vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. O representante de Icó  vai entrar no lugar do deputado Osmar Baquit (PDT), que entrou com pedido de licença particular por 120 dias.

Assuntosnet quinta-feira, 29, de agosto de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

Futebol
O Flamengo eliminou o Internacional ao empatar em 1 a 1 no Beira-Rio e é semifinalista da Libertadores. O time carioca vai pegar o Grêmio e um deles irá à final do torneio. Hoje, o River Plate entra em campo contra o Cerro Porteño, no Paraguai, às 19h15. Na Sul-Americana, o Fluminense recebe o Corinthians no Maracanã, às 21h30. Na partida de ida, o jogo terminou empatado sem gols.

Quantos somos
Brasil atinge 210 milhões de habitantes, estima IBGE. O Estado do  Ceará é o 3º do Nordeste. O município de Iguatu  está na lista das cidades acima de 100 mil habitantes. Onde e quando há aplicação de recursos, a densidade populacional se eleva e traz a reboque a arrecadação do município e os repasses. Para especialistas, os dois fatores estão diretamente relacionados e, inclusive, a concentração de habitantes pode aumentar com uma melhor arrecadação. O ICMS tem a ver com a produção local. Do total arrecadado, 75% ficam com o Estado e 25% para os município

Desafios
Voos regionais e Faculdade de Medicina. Estas demandas continuam na lista de espera da população e desafio  por parte das autoridades.  No entanto, com a visita do governador e aproximação do período eleitoral, o tema  retorna as discussões. Governador Camilo quando esteve  em Iguatu falou da necessidade de implantar voos domésticos sem maiores detalhes.

Aquífero do Julião
Segundo assessoria do município, o prefeito Ednaldo Lavor visitou   manhã desta terça-feira (27), as obras do Aquífero Julião. Na companhia da presidenta da Câmara, Eliane Braz, do secretário de Governo, Tácido Cavalcanti, do secretário de Infraestrutura, Jocélio Viana e de outros parceiros da administração constatou o avanço da obra. Segundo o prefeito Ednaldo Lavor os serviços estão adiantados, faltando apenas a conclusão de instalação dos motores para começar a bombear água. A vazão de cada poço gira em torno de 120 m³/h. A reserva de água encontrada, distante 4 km da sede urbana tem uma extensão de 642 km²”, explicou o prefeito. A população aguarda com expectativa diante do quadro baixo do Açude Trussu.

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Setembro está chegando e com ele mais um evento religioso  em Iguatu.  Trata-se da festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Prado de 30 de agosto a 8 de setembro.  Padre João Batista enaltece este  momento  de fé na novena dedicada à padroeira do Prado e convida paroquianos  para participarem da  carreata  que marca a abertura nesta sexta-feira (30). Além do momento religioso, a festa terá programação    social e cultural até dia 8 de setembro..

Att,
Thiedo Henrique Repórter da Rádio Mais FM Educativa e Jornal A Praça
TIM-Whats-(88)9900.7463