AssuntosNet

ASSUNTOSNET: País deve ter o maior número de falências em 10 anos

Published

on

Fraca retomada econômica e incerteza eleitoral levam empresas à recuperação judicial. Com a economia em ritmo lento e os investimentos represados por causa da incerteza do quadro eleitoral, o país deverá ter aumento no número de empresas em recuperação judicial. A tímida retomada econômica, ainda dispersa em poucos setores isolados, e o fraco consumo das famílias dificultam que as companhias consigam sair dessa situação. Sem conseguir reestruturar suas dívidas, elas são levadas à falência, que deve ter, neste ano, o maior volume desde 2008. A tendência pode se prolongar em 2019, em razão da alta do dólar. Analistas preveem que o número de falências chegue a 948 empresas, 34% das quais seriam de médio e grande portes.

Governo prevê gastar R$ 326 bi com servidores em 2019, alta de 8,2%

Pagamento de salários, benefícios e pensões representará 22,7% do Orçamento e será 2º principal gasto, atrás apenas da Previdência. A despesa é 8,2% superior à deste ano que, segundo o governo, está prevista em R$ 302,1 bilhões. Portanto, as despesas com servidores estão atrás somente dos gastos com benefícios previdenciários.

Caso Marielle pode passar para a esfera federal

Apontado como suspeito da morte da vereadora Marielle Franco, o miliciano Orlando de Curicica denunciou que está sob pressão da polícia do Rio para assumir a culpa do crime. O caso está na Procuradoria-Geral da República, que pode federalizar a investigação.

Ensino superior cresce com alta na modalidade a distância

O Brasil teve expansão de apenas 3% nas matrículas do ensino superior no ano passado, segundo o Censo da Educação Superior 2017. O crescimento foi puxado pelo aumento de alunos no ensino a distância, de 17,6% – o maior desde 2008. Na modalidade presencial, a queda foi de 0,4%, afetada pela redução na rede privada. Em 2017, mais de 20% dos universitários no Brasil estudavam na modalidade.

Brasileiro está desistindo mais rapidamente de buscar emprego

Retrato do desalento. Cerca de 59% dos que deixaram de procurar emprego estão no Nordeste, diz Ipea. No recorte por escolaridade, desalento é maior entre aqueles com fundamental incompleto. Em vez de entrar para a fila de desempregados – que soma 12,9 milhões de pessoas em todo o País –, eles passam a ser “desalentados”.

Suicídio aumenta 16,8% em dez anos no Brasil

Com 11 mil suicídios por ano, governo avalia novas ações. Essa é a segunda vez que os dados nacionais sobre suicídio são divulgados pelo Ministério da Saúde. A primeira foi em 2017, quando foram registrados 11.178 casos no país. O objetivo é alertar para a necessidade de discutir o problema e alternativas de prevenção.

Palmeiras vence o Colo-Colo e sai na frente nas quartas

A vaga está no colo do Palmeiras. Nesta quinta-feira (20), o time alviverde foi a Santiago e venceu o Colo-Colo no Estádio Monumental por 2 a 0, pela partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América. Bruno Henrique e Dudu marcaram os gols garantindo a vantagem do verdão no jogo de volta.

Dpvat

Motoristas que não pagaram seguro DPVAT neste ano estão descobertos em caso de acidentes. O Detran informou que, por ser uma decisão em primeira instância, não vai multar quem ainda não quitou. O Seguro Dpvat tem caráter social que protege todas a vitimas de acidentes de transito no Brasil. Muitas pessoas vivem com sequelas por conta de acidentes.

Governo fará campanha de combate a fake news sobre vacinas

O governo federal decidiu lançar uma campanha para combate às fake news relacionadas à vacinação. A medida está relacionada à baixa cobertura de algumas vacinas registrada recentemente.

Maioria dos brasileiros considera muito importante o vice na hora de escolher o voto

Um levantamento do Instituto Datafolha apontou que o nome do candidato a vice-presidente nas chapas tem muita importância na hora de decidir em quem votar para maior parte dos brasileiros nas eleições deste ano. Pelo menos 43% dos entrevistados pensam desta forma. Aqueles que consideram que os candidatos a vice tem ‘um pouco de importância’ correspondem a 25%, o ‘nenhuma importância’ 29%. Cerca de 3% dos participantes da pesquisa não souberam responder. Em relação aos eleitores de cada presidenciável, o Datafolha aponta que “as taxas de muita importância são próximas entre os eleitores dos candidatos mais bem colocados na pesquisa”.

Lei da Ficha Limpa é motivo de rejeição de 2,6 mil candidaturas pela Justiça Eleitoral

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a Lei da Ficha Limpa barrou 157 candidatos de concorrerem a cargos eletivos nas eleições de 2018 até o momento. O número representa 6% das 2.599 candidaturas cassadas. Conforme o portal G1, o total de está dividido em dois grupos: 1.255 estão fora das eleições de 2018, pois não cabe mais recurso. Elas são chamadas de indeferidas, e 80 foram barradas por conta da Ficha Limpa. Entre as candidaturas que foram rejeitadas, mas continuam na disputa, porque há um recurso ainda não analisado o número é de 1.344. Essas são chamadas indeferidas com recurso, e 77 estão nessa situação por conta da Ficha Limpa.

Pé na estrada

Os presidenciáveis viajam quase 200 mil km em 5 semanas de campanha. Para analistas, a distância equivale quase 5 voltas ao redor da Terra pela linha do Equador.O Maranhão é o único estado que não teve a visita de nenhum deles até aqui. Ciro Gomes chegou a ir ao estado no dia 7, mas cancelou a sua agenda pública no local em razão do atentado contra Jair Bolsonaro (PSL). A campanha ainda tem 17 dias pela frente. A votação do primeiro turno será em 7 de outubro.

Hoje é o dia internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981, como um dia de não violência em todo o mundo, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Deixa viver o amor.

Urca anuncia inscrições para o vestibular 2019.1

As inscrições estarão abertas a partir de 5 de outubro até 11 de novembro. As provas serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Feminicidio

Assassinato de mulheres no CE cresce 60% em comparação com igual período do ano passado. Impunidade, machismo, falta de políticas públicas e insegurança são apontadas como possíveis causas. O caso recente no município causou indignação à população que espera por um desfecho justo.

EM ALTA

Sair da versão mobile