Brasil
Associação Brasileira de Enfermagem emite nota de repúdio à fala de Bolsonaro
MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO
A Associação Brasileira de Enfermagem, entidade que há 93 anos trabalha incansavelmente em prol da construção e do desenvolvimento ético, científico e artístico da Enfermagem Brasileira, vem a público manifestar seu REPÚDIO à declaração recente do Presidente Jair Bolsonaro de que médicos que não passarem nos exames do Programa Revalida poderão “ficar trabalhando como enfermeiros, ganhando menos”.
Ao proferir tal fala, o Presidente insinua que a profissão de Enfermagem pode ser exercida por pessoas com baixa qualificação, demonstrando desconhecimento e descaso sobre o significado e a importância dessa categoria profissional que é o sustentáculo dos sistemas de saúde, no caso brasileiro, do SUS.
Ignora e desqualifica o fato de que a prática da enfermagem remonta o nascer da humanidade e que, atualmente, essa prática encontra-se tão fundamentada na ciência quanto as demais da área da saúde e de outras às quais se referiu como essenciais, em várias ocasiões.
Ignora e desqualifica o fato de que a prática da Enfermagem é indispensável para a proteção, promoção e recuperação da saúde, dado que concretiza a ciência e a arte do que há de mais humano na relação entre quem cuida e quem necessita ser cuidado. Desconsidera ainda que todos nós, em algum momento da vida, necessitamos ser cuidados profissionalmente. Desdiz o que ele próprio ressaltou publicamente acerca da qualidade dos cuidados de enfermagem que recebeu quando necessitou.
Mais grave ainda é que, ao desqualificar a profissão de Enfermagem, desqualifica o fazer cotidiano de quase 2 milhões de pessoas, majoritariamente mulheres que, mesmo muitas vezes trabalhando em condições precárias e recebendo baixos salários, dedicam-se a cuidar dos demais cento e noventa e oito milhões de brasileiros que produzem e reproduzem as condições de existência do país que ele próprio governa, a riqueza nacional.
Finalmente, não leva em conta que mesmo que suas declarações tenham afetado negativamente a autoestima da nossa categoria profissional, iremos reerguê-la com a dignidade e a força dos princípios e valores que norteiam nossa profissão e com o que há de mais humano na nossa prática social – o respeito para com o outro.
Para nós, Enfermeiras e Enfermeiros, respeito é fundamental.
POR ISSO, SR. PRESIDENTE, EXIGIMOS RESPEITO!
Brasília, 11 de agosto de 2019
Associação Brasileira de Enfermagem
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Brasil1 semana atrásSisu 2026 abre inscrições nesta segunda-feira (19)

