Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Artigo – Violência contra a mulher: uma análise do disque denúncia. Por Gracy Souza

Publicado

on

Falar de gênero exige que se inicie uma discussão sobre patriarcado. Patriarcado significa o poder do homem na família e na sociedade. Os patriarcas detinham uma relação de domínio, posse e exploração, desconheciam as especificidades culturais e históricas e reproduzia esse modelo por meio de instituições como a família, a igreja e a escola.
O conceito de patriarcado, sustentado por uma estrutura político-ideológica, consistia em uma proposta teórica que tentava explicar a opressão feminina e as formas de superação dessa desigualdade.
A teoria do patriarcado perde força quando a organização e a luta feminina ganham força em meados dos anos 1960, em todos os continentes os grupos passaram a ter papel fundamental na conquista do espaço público e na busca de equivalência. Hoje podemos afirmar que a organização do movimento feminista é planetária. As mulheres mantêm suas bandeiras de luta e garantem uma articulação internacional ao longo do tempo, com altos e baixos, vitórias e derrotas. E nesse processo o Brasil se faz parceiro, participando na Marcha Mundial das Mulheres e outros movimentos sociais, que nas ultimas décadas têm sido uma importante organização de luta em defesa dos direitos femininos e fundamentais, apontando mecanismos buscando romper as barreiras sociais existentes até hoje.
São aprofundados estudos a respeito da mulher e elaborados o conceito e a teoria de gênero. Nas Ciências Sociais o termo gênero é utilizado em substituição a palavra sexo, em especial, ao tratar a opressão feminina que será maior ou menor de acordo com a raça, classe social e lugar ao qual a mulher pertença.
O conceito de gênero se refere apenas às pessoas e as relações entre seres humanos. Explica o comportamento de homens e mulheres da nossa sociedade e permite a compreensão das dificuldades que as mulheres enfrentam no trabalho, na vida sexual, reprodutiva e familiar.

No famoso artigo de Marilena Chauí, intitulado “Participando do Debate sobre Mulher e Violência” é concebida a violência contra as mulheres como resultado de uma ideologia de dominação masculina que é produzida por homens sobre a mulher.
A autora define violência como uma ação que transforma diferenças em desigualdades hierárquicas com o fim de dominar, explorar e oprimir. A ação violenta trata o ser dominado como “objeto” e não como “sujeito”, o qual é silenciado e se torna dependente e passivo. Nesse sentido, o ser dominado perde sua autonomia, ou seja, sua liberdade, entendida como “capacidade de autodeterminação para pensar, querer, sentir e agir”.

Violência contra a mulher e sua (in) visibilidade

 Denuncias realizadas pelo disque 180 em 2013

Denuncias realizadas pelo disque 180 em 2013

O Estado do Ceará foi o vigésimo sexto (26º) Estado do país a registrar menor número de ligações da população feminina na Central de Atendimento a Mulher – Disque 180, segundo dados divulgados pela Secretaria de Políticas Publicas para Mulheres (SPM) do Governo Federal. A pesquisa foi realizada em um grupo composto por 100.000 ao todo foram registradas 10.401 chamadas com um total de 4.329.989 mulheres.
Taxa maior a que observada no estado do Amapá. “A gente acredita que existem mais mulheres vitimas de violência do que o número de denuncias. A realidade indicaria um número ainda maior”, afirma a assessora de Enfrentamento á Violência da Coordenadoria Especial de Políticas Publicas para Mulheres, Helena Campelo.

Conclusões
O patriarcalismo é um sistema que oprime e domina as mulheres, constituindo-se como um dos achados para que possamos compreender as diversas formas opressivas sobre as quais as mulheres são submetidas: relações de dominação, violência e violação de seus direitos.
O sistema capitalista se beneficia desta opressão, passando por cima dos mais fracos e, é nessa competição que a mulher fica em desvantagem. Essa libertação não tem espaço dentro do capitalismo, o que justifica o conservadorismo sobre a mulher e seu papel na família e no espaço privado. Acreditamos que através de uma nova ordem societária, sem divisão de classes e de gênero, onde não haja diferenças sociais, onde aconteçam as emancipações econômicas e culturais, e a igualdade jurídica é que será possível que a mulher seja liberta das amarras da opressão. PESQUISA-- IPEA ESTUPRO
A violência doméstica, praticada contra a mulher, após movimentos de denúncias, principalmente por parte dos movimentos feministas deixou de ser considerado um problema “familiar”, ou seja, um problema “privado”, para ser considerada uma situação de violência que prejudica a integridade física e psicológica da mulher, atingindo sua dignidade. Sendo atualmente considerado um problema social e de saúde pública.
Torna- se consequência direta do aspecto cultural de nossa sociedade machista e patriarcal, onde, culturalmente, há a determinação que homem deve exercer domínio sobre a mulher, através da força física ou psicológica.

*Gracy Souza é feminista, Militante da Marcha Mundial das Mulheres e Graduanda de Serviço Social no Instituto Federal do Ceará-IFCE graci.iguatu@gmail.com

*Gracy Souza é feminista, Militante da Marcha Mundial das Mulheres e Graduanda de Serviço Social no Instituto Federal do Ceará-IFCE
graci.iguatu@gmail.com

“Proteger a mulher da violência doméstica ou em qualquer âmbito da sociedade a qual sempre foi vítima, conforme abordado é tornar efetivos os seus direitos humanos, compreendidos como aqueles direitos que se dirigem aos direitos de “gênero”, ou seja, relacionados à dignidade da mulher e à subjetividade feminina.”

 

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará2 horas atrás

Falta de vagas em hospital público tem leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos7 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.