Tecnologia
App tem missão quase impossível: decifrar a letra dos médicos
[caption id="attachment_9779" align="alignleft" width="600"]
Netfarma Acha, aplicativo que busca decifrar receitas escritas à mão (Foto:Reprodução)[/caption]Basta fotografar a receita com a câmera do smartphone: o programa promete responder em algumas horas, informando nome do medicamento prescrito

Netfarma Acha, aplicativo que busca decifrar receitas escritas à mão (Foto:Reprodução)
Os pacientes acabam de ganhar um aliado na antiga e difícil tarefa de compreender prescrições médicas contidas em receitas escritas à mão. A Netfarma, maior farmácia on-line do Brasil, lança nesta quinta-feira um aplicativo que promete fazer o reconhecimento de letras pouco legíveis, o Netfarma Acha, que está disponível para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google).
O primeiro passo é tirar uma foto da receita, usando a câmera do smartphone. O app vai funcionar em dois estágios. Por ora, uma equipe de quinze farmacêuticos vai receber a imagem pela rede e responder, em poucas horas, qual o nome e posologia do medicamento prescrito. Se nem os profissionais conseguirem decifrar o enigma, o consumidor é orientado a entrar em contato novamente com o médico.
Em abril, começa o segundo estágio. A partir de um banco de dados e imagens, o app fará a leitura automática da prescrição. “Esse acervo será alimentado pelas receitas dos próprios consumidores, permitindo que nosso algoritmo seja treinado diariamente”, diz Rodrigo Machado Gomes, gerente de tecnologia da empresa. Em ambos os estágios, assim que o nome do medicamento prescrito for reconhecido, uma mensagem é disparada para o usuário, contendo um link com uma oferta do item pesquisado. É aí que a Netfarma sai ganhando.
O aplicativo também possui uma funcionalidade de reconhecimento de embalagens de produtos de beleza e saúde. Para usá-lo, é necessário estar conectado à internet e apontar a câmera de um smartphone ou tablet para um código de barras ou para o produto.
Criada em outubro de 2012, a Netfarma oferece mais de 20.000 itens e contabiliza 890.000 clientes — entre seus acionistas, está Márcio Kumruian, fundador da Netshoes, maior site de e-commerce esportivo brasileiro. A expectativa de companhia é que recursos como o Netfarma Acha, entre outros, ajudem a quadruplicar o faturamento da companhia em 2014. “Nossa meta é alcançar 70 milhões de reais em vendas”, explica Edilaine Godoi, executiva de e-commerce da empresa.
Fonte: Revista Veja
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

