Brasil

Após queda da Selic, confiança da indústria cresce, diz CNI

Published

on

O Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou um avanço de 2,1 pontos, passando de 51,1 para 53,2 pontos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) observou que essa elevação sinaliza um afastamento gradual do limite de 50 pontos, o qual separa a confiança da falta de confiança.

De acordo com a CNI, esse aumento reflete um marco, já que as expectativas relativas à economia brasileira para os próximos seis meses ultrapassaram, pela primeira vez desde outubro de 2022, a linha que divide o pessimismo do otimismo.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 1º e 7 de agosto de 2023, abrangendo 1.373 empresários, incluindo 555 de pequenas empresas, 508 de médias e 310 de grandes companhias. A coleta de dados ocorreu após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,5% a taxa básica de juros, a Selic, que agora está em 13,25%.

A CNI destacou que a maior confiança dos empresários em relação aos próximos seis meses pode ser atribuída à queda na taxa de juros, indicando um sentimento mais otimista em direção ao futuro. Apesar disso, a confederação ressaltou que os industriais ainda não estão plenamente satisfeitos com as condições econômicas atuais, apesar de já ter ocorrido uma melhoria perceptível.

EM ALTA

Sair da versão mobile