Ceará
Apesar da chuva, nível de recarga dos açudes é pequeno
[caption id="attachment_18551" align="alignnone" width="799"]
(Foto:Reprodução)[/caption]
Fortaleza. O Litoral Leste do Estado registrou quatro das dez maiores chuvas das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 14h05.

(Foto:Reprodução)
Fortaleza. O Litoral Leste do Estado registrou quatro das dez maiores chuvas das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizado às 14h05.
Ao todo, 154 municípios sofreram precipitações. Já em relação aos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos recursos Hídricos (Cogerh), apesar das chuvas, sofreram até aqui uma pequena oscilação positiva e armazenam hoje apenas 19,2% do seu volume.
Dos 152 açudes monitorados pelo órgão, 130 continuam com volume inferior a 30%. Para se ter uma ideia da gravidade do quarto ano seguido de estiagem, segundo prognóstico da Funceme, apesar das chuvas, açudes como o Barragem do Batalhão e o Carnaubal, em Crateús, continuam apresentando o nível zero de armazenamento.
O mesmo fenômeno acontece em relação ao São José III, em Ipaporanga; e ao Sucesso, em Tamboril. Todos eles estão localizados na Região dos Inhamuns, a mais castigada pela estiagem e onde menos chove em todo o Estado do Ceará.
Em Tauá, a situação também continua crítica. Dos cinco açudes localizados no Município, apenas um deles tem mais de 1%, o Favelas (1,89%). Os demais apresentam os seguintes percentuais de água armazenada: Várzea do Boi (0,52%), Brôco (0,42%), Trici (0,24%) e o Forquilha II que continua sem um pingo d’água.
A maior chuva divulgada ontem foi em Pindoretama, com 66 milímetros. Aracati foi banhada por 56.4 milímetros, Beberibe com 50.2 mm e Fortim com 43 mm. Todas as regiões foram contempladas com o tempo chuvoso, embora em menores proporções. Conforme a Funceme, durante o dia de hoje, a previsão é a seguinte: “O Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, ao longo do período, o céu deverá ficar com nebulosidade variável e com chuva em todas as regiões”.
Já amanhã, “as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no norte e centro. Nas demais regiões cearenses, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas no decorrer do dia”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias7 dias atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados

