Ceará
Apenas 3 cidades do Ceará não registraram chuvas em agosto
Agosto chegou ao fim com números positivos no cenário hídrico cearense. O volume de chuva observado ao longo deste mês, no Estado, foi o melhor dos últimos 13 anos. No entanto, algumas cidades destoam dessa realidade. Três dos 184 municípios do Ceará não tiveram qualquer registro pluviométrico ao longo dos 31 dias de agosto: Penaforte, Abaiara e Juazeiro do Norte – todas na região do Cariri.
Estas cidades, inclusive, também passaram em branco em julho. Naquele mês, foram cinco municípios sem registro de precipitações: somam-se à lista Altaneira e Nova Olinda, também localizadas no Sul do Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Com dois meses consecutivos tendo o índice de chuva zerado, a média anual destas cidades está aquém da normal climatológica. Penaforte e Juazeiro do Norte apresentam desvio negativo de 14,6% e 2,1%, respectivamente. Diante do fim da quadra chuvosa (fevereiro-maio) e da pós-estação (junho-julho), a tendência é de que esses municípios fecham 2022 com índice de chuva abaixo da média histórica.
O município de Abaiara é o único dos três cujo volume de chuva, anual, já foi ultrapassado. A média histórica é de 886,8 milímetros e, até agora, a Funceme já contabilizou o acumulado médio de 867,6 mm.
ABASTECIMENTO GARANTIDO
Apesar deste cenário de redução das chuvas, o abastecimento hídrico nos três municípios não está comprometido. O gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Salgado, Alberto Medeiros de Brito, explica que essas cidades – dentre outras na região –são abastecidas pelo aquífero.
“É a bacia sedimentar do Araripe quem fornece água para essas cidades. Temos uma boa reserva neste aquífero”, pontua Medeiros. Em anos cujo volume fica abaixo da média, explica ele, o reflexo não é imediato. “O impacto só será sentido daqui a 3 ou 4 anos e isso se realmente não chover bem neste período todo”, completa.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

