Noticias
Aos 89 anos, cearense supera desafios, publica livros e conquista vaga em prêmio literário nacional
Aos 89 anos, Maria Moura dos Santos prova que nunca é tarde para realizar sonhos e deixar um legado. Cearense, sem ter concluído o ensino fundamental, ela publicou quatro livros e se tornou finalista de um prêmio literário nacional. Sua trajetória é inspiradora, mostrando como a perseverança e a vivência podem se transformar em literatura que atravessa gerações.
Natural de Paraipaba, na Região Metropolitana de Fortaleza, Maria Toinha – como é conhecida – enfrentou os desafios da seca que assolou o Ceará. Como afroindígena, mãe de santo e umbandista, transformou suas experiências em relatos profundos que dão voz à cultura e à luta de seu povo. Sua incursão na escrita começou quando seu neto, Marcos Andrade, incentivou-a a registrar suas memórias, dando origem a uma parceria que resultou em quatro publicações.
Inspirados em suas vivências, os livros lançados retratam suas histórias e sua visão de mundo: A Mística dos Encantados (2020), Lavagem Encantada (2022), Caminhos Encantados (2023) e Sonhaçu: as infâncias encantadas de Maria Toinha (2024). Cada obra carrega a força de uma mulher que, apesar das adversidades, nunca desistiu de contar sua própria história.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

