Brasil
Anvisa proíbe a comercialização de suplementos alimentares e energéticos com adição de ozônio
A Anvisa reafirmou que suplementos alimentares e energéticos com adição de ozônio não podem ser fabricados, comercializados, distribuídos ou divulgados no Brasil. A decisão foi tomada após uma empresa divulgar propagandas desses produtos com alegações de que eles ajudariam no funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular — algo sem comprovação científica.
Com a determinação, os produtos que contenham ozônio devem ser apreendidos. De acordo com a agência, o uso dessa substância é permitido apenas em processos de desinfecção para tratamento de água, sendo proibida sua adição a alimentos ou suplementos. A Anvisa reforça que as autorizações existentes para nutrientes ou substâncias alimentares dizem respeito exclusivamente aos seus papéis metabólicos naturais no organismo, dentro de uma dieta equilibrada.
Em nota, a agência esclareceu ainda que nenhuma das alegações aprovadas para alimentos tem finalidade medicinal ou terapêutica, funções que são exclusivas de medicamentos e devem ser devidamente comprovadas por estudos científicos. A medida visa proteger a saúde do consumidor e garantir que informações enganosas sobre benefícios à saúde não sejam divulgadas ao público.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Ceará4 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade
-
Noticias1 semana atrásContran aprova regra e CNH poderá ser emitida sem aulas em autoescolas

