Saúde
Anvisa e Fiocruz debatem sistema de rastreamento de remédios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Bio-Manguinhos (Fiocruz) promoveram ontem (28), no Rio de janeiro, debate sobre a implantação da Resolução 54, que trata do sistema de rastreamento de medicamentos produzidos no país.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Bio-Manguinhos (Fiocruz) promoveram ontem (28), no Rio de janeiro, debate sobre a implantação da Resolução 54, que trata do sistema de rastreamento de medicamentos produzidos no país.
O sistema prevê o uso de número de identificação nas embalagens e de código de barras.
O sistema, que deverá ser implantado em três anos, permitirá acompanhar a trajetória do medicamento, da produção à venda. No debate, o diretor da Bio-Manguinhos, Arthur Roberto Couto, admitiu que a implementação implicará em custos adicionais para os laboratórios públicos e privados, mas dará maior segurança ao usuário quanto à qualidade dos remédios vendidos no país.
“É claro que essas alterações implicarão em custos adicionais aos laboratórios públicos e privados, mas creio que os investimentos em um primeiro momento terão que ser absorvidos pelos fabricantes. Mas esse [o rastreamento] é hoje uma tendência mundial”, disse. “O consumidor terá a garantia de que o produto que chega na ponta da cadeia, no atacado, realmente passou por um rigoroso controle de qualidade e poderá ser rastreado da fábrica às prateleiras das farmácias. E isto garantirá que o produto tem qualidade, que não foi falsificado, roubado ou comercializado de forma inadequada”, acrescentou.
A resolução da Anvisa estabelece que as embalagens dos medicamentos deverão ter um código bidimensional. Em um período de dois anos, cada empresa farmacêutica apresentará um relatório de rastreabilidade completo de pelos menos três lotes dos medicamentos produzidos. Para garantir a implementação, será criado um comitê técnico de acompanhamento.
Fonte: Portal EBC
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

