Política

Antecipação do 13º salário de aposentados do INSS trava por impasse no Orçamento

Published

on

Com potencial de injetar R$ 50 bilhões na economia, o anúncio da antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) gerou fortes expectativas nos beneficiados diretamente pela medida e em todo o setor produtivo. A execução da iniciativa, porém, esbarra na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, que aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro.

IMBRÓGLIO ORÇAMENTÁRIO
No centro de um imbróglio, o Orçamento 2021 tem recebido uma série de críticas de economistas, políticos e até de técnicos do próprio Governo Federal, por isso a demora na sanção. O projeto chegou a ser chamado de peça de ficção por alguns especialistas.

Sem a sanção do Orçamento 2021, não há execução da antecipação do 13º, que faz parte das ações adotadas pelo Governo Federal para aliviar os impactos da segunda onda do coronavírus no País.

O presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Ricaro Coimbra, explica que o entrave emperra ações do Governo Federal ao longo do ano, sobretudo antecipação de recursos como é o caso do 13º dos aposentados e pensionistas.

FONTE: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile