Ceará
Aluno cearense muda trabalho no campo e ganha prêmio científico apos criar sistema de irrigação com garrafas

“Eu nunca tinha ouvido meu nome em nada e ouvir em primeiro lugar foi muito gratificante”. A medalha de ouro veio como reconhecimento de um projeto idealizado, experimentado e aplicado à própria comunidade: a realidade de agricultores no interior do Ceará. Desenvolver formas alternativas de bombas de irrigação na zona rural de Granja, cidade no Norte do Estado, foi o desafio do estudante da rede pública, Francisco Nycollas Machado Guarinho.
O reconhecimento despertou orgulho, fortaleceu a autoestima e enfatizou o papel fundamental da escola em potencializar saberes e transformações.
Para Nycollas a escola é literalmente um espaço de experimentação. A unidade cujo nome formal é Escola de Ensino Profissional Guilherme Teles Gouveia é conhecida popularmente em Granja como “escola agrícola”.
O local de grande extensão tem as tradicionais salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva e áreas administrativas, mas, em paralelo é uma “grande fazenda” com, dentre outros, área de plantio, horta, criação de animais e curral para ovinos e caprinos.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias6 dias atrás
Delegado que deu tapa no rosto de mulher é preso novamente
-
Brasil6 dias atrás
Gramado decreta estado de calamidade após rachaduras no solo e desabamento de prédio
-
Ceará3 dias atrás
Homem incendeia tanque de combustível em posto na cidade de Cariré
-
Noticias3 dias atrás
Motorista atropela neta e mais 2 pessoas após perder controle do carro no CE
-
Noticias1 dia atrás
Três homens são assassinados a tiros em bar no interior do Ceará
-
Noticias2 dias atrás
Sargento é morto por tiro acidental ao evitar linchamento de suspeito de estupro no Ceará