Empregos
Pesquisa revela desigualdades no acesso ao trabalho formal entre jovens brasileiros
Uma pesquisa divulgada nesta semana mostra que a entrada dos jovens brasileiros no mercado de trabalho ainda é marcada por diferenças sociais, regionais e raciais. Embora sete em cada dez jovens entre 16 e 29 anos estejam trabalhando, a formalização do emprego não alcança todos da mesma forma, evidenciando desafios para a inclusão profissional no país.
Entre os jovens que afirmaram estar ocupados, 44% possuem carteira assinada. Outros 15% trabalham como assalariados sem registro formal, enquanto 13% atuam como autônomos ou freelancers. Há ainda 10% em atividades informais e 8% como estagiários ou aprendizes remunerados.
O levantamento também aponta que a formalização é mais comum nas regiões Sul e Sudeste, enquanto outras áreas do país apresentam índices menores de empregos com carteira assinada. Além das diferenças regionais, fatores como renda familiar, cor da pele e nível de escolaridade influenciam diretamente as oportunidades de inserção no mercado formal.
Outro dado destacado pela pesquisa é a dificuldade enfrentada pelos jovens na busca pelo primeiro emprego. A falta de experiência profissional continua sendo um dos principais obstáculos para a contratação. O estudo mostra ainda que grande parte dos entrevistados conseguiu uma oportunidade por meio de indicações de amigos, familiares ou conhecidos.
Apesar dos desafios, os resultados indicam avanços na participação dos jovens no mercado de trabalho. Especialistas defendem a ampliação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional, ao acesso à educação e à geração de empregos formais, com o objetivo de reduzir as desigualdades e ampliar as oportunidades para a juventude brasileira.(Foto:Agência Brasil)
-
Noticias3 dias atrásHomem morre após passar mal dentro de seção eleitoral durante votação em Pernambuco
-
Noticias3 dias atrásUrna eletrônica é substituída após tecla 3 ser danificada em Candelária-RS
-
Noticias3 dias atrásFlávio Bolsonaro vence em Israel, enquanto Lula ganha votação entre brasileiros na Palestina
-
Brasil3 dias atrásIdosos reforçam representatividade nas eleições mesmo com voto facultativo
-
Iguatu3 dias atrásRádio Mais FM e TV Mais fazem cobertura da apuração das eleições 2026 em Iguatu
-
Brasil3 dias atrásEleições 2026 têm participação inédita de jovens com síndrome de Down como mesários
-
Noticias2 dias atrásCid Gomes e Luizianne Lins são eleitos senadores pelo Ceará
-
Noticias2 dias atrásLula e Flávio Bolsonaro disputarão segundo turno para presidente
