Noticias
Alexandre Silveira afirma que horário de verão não será necessário este ano
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que não será necessário retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que se reúne mensalmente, concluiu que o país está em plena condição de segurança energética, resultado do planejamento estratégico e do bom índice de chuvas nos últimos anos. Silveira destacou ainda o compromisso do governo com a modicidade tarifária, princípio que garante tarifas justas para os consumidores.
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, ele lembrou que a matriz energética brasileira é fortemente baseada em hidrelétricas, complementadas pelas térmicas. Anunciou também que o governo lançará, na próxima semana, um leilão para contratação de termelétricas, como forma de garantir estabilidade ao sistema. O ministro comentou ainda sobre o avanço das energias renováveis, como solar e eólica, que apesar de limpas, são intermitentes por dependerem de condições naturais. Para contornar essa limitação, o governo está apostando em projetos de armazenamento por baterias.
Silveira explicou que, com o uso de baterias, será possível armazenar energia gerada pelo sol ou pelo vento, permitindo seu uso mesmo fora dos horários de produção. “Vamos ter o sol armazenado até as 22h”, afirmou. Ele também citou os apagões recentes na Península Ibérica como exemplos de desafios enfrentados globalmente com as fontes intermitentes de energia. Apesar disso, garantiu que o sistema brasileiro é robusto e bem planejado, reforçando que o país está preparado e que o horário de verão só seria adotado novamente em caso de real necessidade.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

