Brasil
Alexandre de Moraes revela que envolvidos do 8 de janeiro planejavam prendê-lo e enforcá-lo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou nesta quinta-feira (4), em entrevista exclusiva ao O Globo, que envolvidos na invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro do ano passado, planejavam prendê-lo e enforcá-lo em praça pública. Contudo, apesar da gravidade da ameaça à época, o magistrado disse que manteve a tranquilidade e afirmou que “golpistas são extremamente corajosos virtualmente e muito covardes pessoalmente”.
Na entrevista, que detalhou os desdobramentos das apurações sobre o episódio, Moraes também contou que estava com a família em Paris, na França, quando o filho mostrou as primeiras imagens dos invasores do Congresso.
“Liguei imediatamente para o ministro Flávio Dino [da Justiça e Segurança Pública]. Perguntei a ele como tinham entrado, porque havia ocorrido uma reunião de órgãos de segurança em que tinha ficado proibida a entrada de manifestantes na Esplanada dos Ministérios. Num determinado momento, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] também falou comigo. Ele e o Dino conversaram sobre a possibilidade de intervenção federal ou GLO [Garantia da Lei e da Ordem]. Quem decidiu foi o Poder Executivo, mas relembrei que, no tempo do presidente [Michel] Temer, houve possibilidade de intervenção só na área da Segurança, e talvez isso fosse melhor”, disse o ministro.
Segundo Moraes, o que mais chocou naquele momento foi a “inação da Polícia Militar” diante dos ataques. “Afirmo sem medo de errar: não precisaria de cem homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo. O que precisávamos ver era qual a gravidade e a sequência”, disse.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

