(Foto: Reprodução)

Após mais de uma década de espera, as águas do Rio São Francisco chegaram ao Açude Castanhão nesta quarta-feira, 10. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), por meio de suas redes sociais.

“Momento histórico para o nosso Estado. As águas do São Francisco percorreram os 300 km, incluindo o Cinturão das Águas, e chegaram ao açude Castanhão na tarde desta quarta-feira. Cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe”, disse Camilo.

O governador lembra que a Comporta do CAC para receber as águas do São Francisco foi aberta no último dia 1º, em Missão Velha, e a previsão inicial era de chegar ao Castanhão em 30 dias, mas as chuvas intensas aceleraram o processo de transferência das águas. Essa foi uma luta de todos os cearenses!”, completou.

Além de representar uma garantia hídrica no abastecimento de parte do Ceará, o novo fluxo deve estimular a atividade produtiva rural no Vale do Jaguaribe.

Durante o primeiro dia de março, foi realizada a abertura da comporta do km 53 das obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início ao caminho concluído nesta quarta-feira.

Fonte: O Povo