Ceará
AGRICULTURA: Famílias assentadas têm até 30 de junho para renegociar dívidas

As famílias assentadas de todo o país têm até o dia 30 de junho para fazer o pedido de renegociação ou liquidar as dívidas contratadas até 2013. A medida beneficia as famílias assentadas na Reforma Agrária e no Programa Nacional de Crédito Fundiário, o PNFC, que querem liquidar dívidas de crédito dos grupos A e A/C do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. O coordenador geral do desenvolvimento de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Acácio Leite, explica o que o agricultor assentado precisa fazer para encerrar a dívida com o pagamento de 20 por cento do valor devido.
“O primeiro passo é procurar a agência bancária do banco que foi contratado o crédito agrícola do Pronaf A ou no Pronaf A/C. E em posse do seu documento pessoal, entrar em contato com o gerente buscando adesão no processo de liquidação da dívida contratada até 2013. Até 30 de junho,os agricultores familiares assentados da Reforma Agrária têm direito dado por decreto da presidente e por uma resolução do Conselho Monetário Nacional de 80 por cento de rebate da dívida contratada de Pronaf A e Pronaf A/C.”
Além do desconto de 20 por cento que permite que a dívida seja encerrada, o assentado pode renegociar os débitos ao dar um sinal de cinco por cento e obter desconto de 40 por cento com parcelas anuais de até 10 anos do valor que faltar. O ministério do Desenvolvimento Agrário lembra que a medida é válida para todos os agricultores assentados em áreas reconhecidas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária do Incra e para os beneficiários do PNCF.
-
Iguatu1 semana atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Mundo1 semana atrásSenado dos Estados Unidos barra proposta para restringir poderes de Donald Trump na guerra contra o Irã
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados
-
Noticias1 semana atrásEstudo alerta para risco de desaparecimento de espécie exclusiva do Cariri cearense
-
Ceará1 semana atrásCeará registrou chuvas em mais de 110 municípios no intervalo de 24 horas
-
Noticias1 semana atrásBolão registrado em Eusébio leva prêmio de R$ 158 milhões na Mega-Sena
-
Noticias1 semana atrásCeará ocupa a 3ª posição no Nordeste em número de cidades com shopping centers
-
Economia2 semanas atrásFiscalização das movimentações via Pix ainda gera dúvidas entre os contribuintes

