Brasil
Afegãos estão acampados em aeroporto de São Paulo à espera de abrigo
Um grupo de afegãos que chegou ao Brasil em busca de refúgio está vivendo em situação degradante no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Eles dormem no chão, não têm acesso a banheiros adequados e enfrentam dificuldades para praticar sua religião islâmica, que exige asseio corporal para as orações diárias.
A denúncia foi feita por um representante da comunidade afegã no Brasil, que visitou os imigrantes no aeroporto. Ele disse que eles estão se sentindo excluídos e desrespeitados, e que precisam de um acolhimento digno e humano. Ele criticou a falta de assistência do governo brasileiro e da concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto.
O Brasil concedeu visto humanitário para mais de 12 mil afegãos desde 2021, quando o Talibã tomou o poder no Afeganistão. Até setembro, cerca de 7,2 mil refugiados afegãos já haviam chegado ao país. No entanto, muitos deles não encontraram vagas em abrigos ou casas de acolhida, e acabaram ficando no aeroporto de Guarulhos.
A GRU Airport informou, em nota, que a responsabilidade pelo acolhimento dos imigrantes é da prefeitura de Guarulhos. A prefeitura, por sua vez, disse que as 257 vagas disponíveis em abrigos do município e do estado para imigrantes e refugiados estão ocupadas. A situação dos afegãos no aeroporto é considerada grave e urgente pelas entidades que defendem os direitos humanos.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

