Regional
Acopiara realiza a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, realizou nesta sexta-feira (27), no Centro Pastoral, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara. O tema proposto para este ano, em que se comemoraram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direito”.
A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, realizou nesta sexta-feira (27), no Centro Pastoral, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Acopiara. O tema proposto para este ano, em que se comemoraram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo os Conselhos de Direito”.
A conferência tem caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade para a construção das políticas públicas na área, em um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora. Todo cerimonial foi conduzido pelas crianças participantes do Núcleo da Criança e do Adolescente – NUCA, Gerônimo Rodrigues e Maria Lorrah, que apresentaram o Coral Anjos Cantores do Serviço de Convivência da STDS e a dança dos alunos da Escola Municipal Serafim de Souza Lima.
A secretária da STDS, Marlucy Holanda, referiu-se às ações voltadas à criança e ao adolescente como prioritárias para a gestão municipal. “Estamos sensibilizados em fortalecer a articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e todo sistema de garantia de direitos dos nossos jovens”.
Em dezembro de 2014 aconteceram as conferências livres nos distritos de Santa Felícia, Santo Antonio, Isidoro, São Paulinho e Trussu, também sede e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, com participação de grêmios estudantis e NUCA.
Elvira Fernandes, presidente do CONDICA, destacou o momento de definir eixos, diretrizes e objetivos estratégicos que promovam o fortalecimento dos conselhos de direito. “Já evoluímos muito na garantia de direitos para grande transformação que passa o município dando reconhecimento do que Acopiara faz por suas crianças e adolescentes ouvindo e respeitando suas opiniões, além de lhes dar a dignidade necessária”.
Após os pronunciamentos foi lido o regimento interno e a assistente social Rita Nunes proferiu a conferência magma. “É um espaço decisório que proporciona, por meio da participação popular, as soluções mais adequadas para as principais questões voltadas às crianças e aos adolescentes”, destacou.
Na segunda parte desta V Conferência Municipal, foram decididos os grupos de trabalhos com a sequência de debates e eleição das propostas.
Informações: Prefeitura de Acopiara/Assessoria de Comunicação
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

