Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Acesso a remédios à base de cannabis será facilitado, diz defensora

Publicado

on

A aprovação do uso medicinal da maconha no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai facilitar o acesso a remédios à base de cannabis, cujo potencial terapêutico ajuda no tratamento de doenças do sistema nervoso central. A avaliação é da servidora Karine Matos, do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da Defensoria Pública do Ceará, que atendeu cinco casos para liberação judicial do medicamento entre 2018 e 2019. O julgamento dos processos, reforça, terão tempo-resposta mais rápidos com a regulamentação dos produtos.

“Os novos processos ganham uma celeridade muito maior com isso, porque quando nós interpusermos a ação já teremos o fator preponderante a nosso favor, que é o aval da Anvisa”, justifica Karine Matos. Ainda conforme a defensora, o mesmo ganho vale para as causas que estão tramitando. “Aqueles que não tiveram um despacho favorável também terão mais agilidade. Acredito que a Justiça vai liberar bem rápido se comparado ao processo que não contava com essa liberação”.

A medida, aprovada por unanimidade pela diretoria colegiada do órgão, ainda será publicada no Diário Oficial da União (DOU) para que entre em vigor 90 dias depois. Segundo a resolução, além de soluções oleosas, os medicamentos liberados em farmácias e drogarias serão de uso oral e nasal, em formato de comprimidos ou líquidos. A manipulação da substância não será permitida, e a compra será feita mediante prescrição médica.

Antes da regulamentação, porém, cada paciente passava por um longo processo de laudos, provas e documentações até obter autorização para importar o medicamento. De acordo com a Defensoria, os prazos demoravam pelo menos 30 dias, o que gerava aflição nas famílias. “Geralmente, elas chegam querendo uma resposta pra ontem. Apesar da inquietação, a gente consegue conversar com os pais e explicar que vai dar tudo certo a partir do processo”, pondera Karine Matos.

Judicialização

Dos cinco processos abertos pela Defensoria Pública, três foram deferidos. A professora Margarida Alencar teve parecer a seu favor somente 12 meses após ingressar na Justiça. Mãe de João Gabriel, de 12 anos, diagnosticado com paralisia cerebral, ela aguarda com “ansiedade e gratidão” o medicamento, previsto para ser entregue ainda neste mês de dezembro pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“Essa liberação é uma vitória muito grande. Tem muitas famílias lutando por isso há muito tempo. A burocracia era muito grande e agora a luta está ganha, porque nossos filhos terão qualidade de vida. Só em poder dormir tranquilo, isso pra mim já é tudo. Se fosse pra eu ir atrás desse medicamento no céu, eu iria, mas Deus mandou para todas nós”, comemora.

Contudo, embora tenha sido liberada a venda dos remédios com propriedades da cannabis, a Anvisa rejeitou por três votos a um o cultivo de maconha para fins medicinais. Para Ítalo Coelho, advogado da Sativoteca, que reúne pacientes de cannabis medicinal, a medida é avaliada como um “retrocesso”, porque vai na contramão de outros países da América Latina que autorizam o plantio da substância para extração de medicamentos fitoterápicos.

“Ainda que o Brasil tenha uma capacidade enorme de produção, existe uma carência enorme tendo em vista a alta judicialização para importação desses medicamentos, que são caríssimos”, argumenta o advogado. “Isso poderia ser resolvido com o cultivo em universidades para que elas plantassem, produzissem remédios e fizessem pesquisas”, sugere o advogado Ítalo Coelho.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.