Curiosidades
A espanhola considerada a pessoa mais velha do mundo, María Branyas morre aos 117 anos
A espanhola María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos após sobreviver a guerras e pandemias, informou sua família nesta terça-feira, 20. “María Branyas nos deixou”, escreveu a família na conta da idosa na rede social X (antigo Twitter). “Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor”.
“Há alguns dias, ela nos disse: um dia irei embora. Não voltarei a provar o café, nem tomar iogurte (…) Deixarei de existir neste corpo. Um dia que desconheço, mas que está muito perto, esta longa viagem terá acabado”, compartilhou a família em sua mensagem. Na mesma conta, Branyas antecipou na segunda-feira que o momento da morte estava próximo.
Branyas era a pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica dos Estados Unidos (US Gerontology Research Group) e o livro Guinness dos recordes. Ela sobreviveu à pandemia de gripe de 1918 (também chamada gripe espanhola), a duas guerras mundiais, à guerra civil espanhola e à Covid-19, que contraiu pouco depois de completar 113 anos em 2020, e da qual se recuperou totalmente em poucos dias.
Uma equipe da Universidade de Barcelona estudou seu DNA para tentar determinar as causas de sua longevidade. Em uma entrevista publicada em outubro de 2023 pelo jornal espanhol ABC, um dos pesquisadores, Manel Esteller, ficou surpreso com a saúde de Branyas. “Ela estava completamente lúcida. Lembrava nitidamente de episódios de quando tinha apenas quatro anos e não apresentava nenhuma doença cardiovascular, comum em pessoas de idade avançada. Seus únicos problemas eram de mobilidade e de audição. É inacreditável”, explicou o acadêmico de Genética.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

