Brasil

A cada 7 segundos, uma tentativa de golpe é feita no Brasil

Published

on

No acumulado do ano de 2021, ocorreram mais de 3,8 milhões de movimentações suspeitas na internet. Com isso, é possível dizer que, a cada 7 segundos, uma tentativa de golpe é feita no país. É o que mostra o Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian.

Segundo a pesquisa, só no mês de novembro do ano passado ocorreram 372.803 mil movimentações suspeitas. Comparado ao mesmo mês de 2020, quando haviam sido registradas 311.784 mil tentativas de fraude, a alta foi de 19,6%.

Para o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o aumento do número de golpes pode ser explicado pelo fato de que novembro é o mês da Black Friday. Nesse período, as pessoas tendem a fazer mais compras e ficam mais suscetíveis às tentativas de fraude. “É fundamental que ao comprarem tanto no ambiente virtual quanto em lojas físicas, as pessoas fiquem atentas com seus cartões e ao inserirem senhas”, alerta Reis.

Além disso, segundo ele, com as festas de fim de ano, é natural que os brasileiros gastem mais e, por esse motivo, é neste momento que os ataques costumam ocorrer. “Por isso, é preciso ter atenção e não cair em armadilhas virtuais, não deixar senhas salvas, verificar com atenção as maquininhas nas compras presenciais, todo cuidado é importante”, explica Reis. “E na outra ponta, as empresas precisam estar preparadas e dar suporte aos seus usuários com plataformas mais eficientes e seguras”, acrescenta.

Perfil das vítimas

Segundo o levantamento, 1,3 milhão das tentativas de golpe ocorreram entre os brasileiros que possuem entre 36 e 50 anos. A segunda faixa etária mais impactada foi entre 26 e 35 anos, com 1 milhão, seguido por 51 e 60 anos, com 538 mil. Entre a população de até 25 anos, foram 438 mil. Por fim, entre aqueles que possuem idade acima de 60 anos, 423 mil sofreram com os ataques. Veja tabela abaixo:

Ainda de acordo com o indicador, as tentativas de fraude também podem ser dividas por segmento.

Bancos e cartões tiveram, ao todo, 201.801 tentativas de fraude, seguido pelas movimentações financeiras, com 72.316. No setor de serviços, foram 54.734 ataques. Já no segmento de varejo, foram 33.212, e em telefonia, ocorreram 10.740 movimentações suspeitas.

Dicas para evitar fraudes

Confira, a seguir, algumas dicas do Serasa para evitar ser vítima de golpes virtuais:

  • Só inclua suas informações pessoais e dados de cartão de crédito se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro. Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de phishing, na qual os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, para utilizá-las posteriormente em uma fraude de identidade;
  • Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado. E-mails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem desconfiança. É muito comum que criminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites paratentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Em caso de ofertas de lojas desconhecidas, faça uma pesquisa em sites dedicados à avaliação e reputação de lojas virtuais;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;

É extremamente importante manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.

Fonte: SBT News

EM ALTA

Sair da versão mobile