Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Cidades turísticas prometem combate às lotações no fim de ano, mas prefeituras não detalham planos

Publicado

on

Cidades do interior cearense que são atrativos turísticos para as celebrações de fim de ano se preparam para tentar evitar aglomerações em festas particulares nas ruas e restaurantes, já que os eventos públicos estão cancelados por decretos municipais em consonância com a norma estadual. O objetivo é prevenir e combater a disseminação do novo coronavírus.

No Cariri cearense, Juazeiro do Norte que, ao longo do ano, é um dos principais polos de turismo religioso do Brasil, costuma receber romeiros para as festas de Natal e Ano Novo. Agora, a cidade está no nível mais alto (4) de alerta quanto aos casos, óbitos, contágios e ocupação de leitos de Covid, conforme os dados do IntegraSus, plataforma de dados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Outras três cidades litorâneas – Aracati, Beberibe e Jijoca de Jericoacoara – estão em nível 3 de alerta para a Covid-19. Já a serrana Guaramiranga permanece em nível 2. Para orientar e evitar aglomerações em restaurantes e espaços de turismo religioso, Juazeiro do Norte já publicou decreto municipal que segue as determinações da norma estadual de prevenção e combate ao novo coronavírus, proibindo, por exemplo, eventos públicos.

“Já mantemos fiscalização regular e essas medidas vão continuar com apoio da Vigilância Sanitária, Demutran, Guarda Municipal e em parceria com a Polícia Militar”, explicou o procurador-geral do Município, Micael François. Juazeiro do Norte é a segunda cidade cearense, após Fortaleza, com maior registro de casos de Covid-19 (16.778) e a quarta em óbitos (314), segundo a Sesa.

A praia de Jericoacoara é um dos atrativos internacionais no litoral cearense e nesse período já registra lotação em torno de 70% das vagas de hotéis e pousadas. O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, disse que realiza reuniões para fechar o plano municipal de ação em parceria com o Estado, órgãos de segurança e vigilância sanitária.

“Cancelamos queima de fogos e festas públicas e particulares”, definiu. “Vamos receber bem os turistas e daremos orientações sobre as medidas definidas pelo governo do Estado para prevenção dessa doença”, acrescentou. A cidade tem 963 casos e 11 mortes causadas pelo vírus.

O gestor municipal de Jijoca sugeriu a prática de um turismo ecológico, voltado para “apreciar as belezas naturais do município, tirar o máximo de proveito da temporada, em vez de querer só festas, aglomerações e proximidades entre as pessoas”.

A Secretaria da Casa Civil de Aracati, por meio de nota, frisou que “o decreto municipal e as ações desenvolvidas pela prefeitura estão em consonância com as determinações do governo do Estado, com restrições a festas e aglomerações em bares, restaurantes e ambientes similares”.

A Pasta informou que “a cidade conta com uma rede de atendimento especialmente preparada para lidar com a Covid-19 e uma ala no Hospital Municipal totalmente nova, isolada, equipada e com equipe especializada para o tratamento de pacientes acometidos pela doença. A nota pede “a colaboração das pessoas em um momento delicado que o mundo vivencia”.

Preocupação

Por último, a Prefeitura de Aracati frisa que “a preocupação primordial é com a preservação da vida e que a atividade turística sofre impactos por causa da pandemia, mas que retornará pujante tão logo esse momento triste para todo o mundo se encerre”. Aracati tem, segundo o IntegraSus, 59 óbitos e 2.202 casos de Covid.

Em Beberibe, outra cidade do litoral cearense que costuma atrair visitantes e moradores de casas de veraneio, as medidas de fiscalização serão intensificadas na véspera do Natal e do Ano Novo. “Ainda não definimos um plano municipal, mas já estamos seguindo o decreto estadual, orientando os moradores e os empresários para evitar aglomerações”, frisou a chefe de Gabinete, Gessiane de Oliveira.“Não tínhamos programação festiva e a fiscalização será feita pela vigilância sanitária e Polícia Militar”. A Sesa aponta que Beberibe tem 31 óbitos e 1.106 casos confirmados desde o início da pandemia.

Das cidades que registram a vinda de milhares de visitantes em festas de fim de ano, Guaramiranga, no Maciço de Baturité, é a que apresenta índice de alerta em risco moderado. Os dados da Sesa registram um óbito e 204 casos confirmados da doença.

Mesmo assim, as medidas sanitárias reguladas em normal municipal determinaram a formação de uma força tarefa com participação de representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Civil, Ministério Público do Estado do Ceará para restringir aglomerações e realização de eventos privados.

Em nota, a Prefeitura de Guaramiranga informou que não haverá eventos públicos, queima de fogos e, na próxima terça-feira, começam barreiras sanitárias de orientação aos visitantes. A gestão aposta na campanha de conscientização para cumprimento por parte dos turistas das regras sanitárias de prevenção e combate ao vírus.

O infectologista Roberto da Justa defende ações mais rigorosas para o Natal e Réveillon. “Teremos outras festas de fim de ano, não queremos que essa seja a última para muitas pessoas”, ponderou. “Há um risco real e preocupante quando ocorre aglomeração de pessoas para aumento dos casos de Covid-19 e de forma grave da doença e de morte”.

Ele reitera que “a campanha eleitoral, férias e festas de fim de ano, por um tempo extenso, favorece a transmissão do vírus”. Ele mostrou preocupação “com tantas vidas perdidas” e disse ser preciso “conscientizar as pessoas e manter com rigor as orientações”.

Fonte: Diário do Nordeste

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA