Ceará
Em plena crise alimentar, família produz arroz agroecológico no sertão do CE

A crise agravada pela pandemia covid-19 colocou 44% das famílias rurais brasileiras em situação de insegurança alimentar. O preço de itens que formam a base da alimentação do povo brasileiro, como o arroz, disparou e deixou famílias trabalhadoras ainda mais vulneráveis
Mas, longe da lógica do agronegócio exportador, no Ceará, algumas famílias agricultoras conseguiram plantar e colher o arroz este ano. É o caso de João Felix de Sousa, agricultor e morador da comunidade Riacho do Meio, no município de Choró Limão.
É um produto que já não vou mais comprar no mercado, principalmente hoje no valor que está.
Ele explica que plantou arroz durante vários anos, mas que nunca tinha conseguido colher por conta de dificuldades no plantio, mas este ano conseguiu colher uma de 230 kg.
O agricultor diz não ter interesse em vender o que produziu, e que tudo o que colheu será destinado para o consumo da família. Ele conta que está doando sementes para outros agricultores na tentativa de incentivá-los a plantar o grão.
“Era um produto que a gente não tinha e que a gente consome no dia a dia. Com essa produção faz um complemento na questão da segurança alimentar da família e também uma renda a mais, porque é um produto que já não vou mais comprar no mercado, principalmente hoje no valor que está”.
João explica que para as pessoas que ganham um salário mínimo, ou até menos, tudo tem que ser “programado” e que a elevação do preço faz com que as famílias tenham que repensar e até mesmo retirar algumas opções na alimentação.
“As famílias que vivem no campo que produziram bem, até que não vou sentir muito não, mas essas famílias que não tem uma produção boa e com essa alta no preço e essa baixa da pouca renda que recebe, a gente sente que já há uma preocupação das famílias e da gente, né?”
Fonte: Brasil de Fato
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu4 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Iguatu3 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda