Conecte-se conosco

Ceará

Ceará tem maior taxa de crianças de até 5 anos com obesidade

Publicado

on

Excesso de peso e desnutrição podem parecer conflitantes, mas são faces da mesma moeda e mostram os desafios para garantir uma alimentação saudável nos primeiros anos de vida. Em 2019, o Ceará teve um registro de 33.123 crianças, com até cinco anos, com obesidade, o que representa 10,27% – maior porcentual do País. Na outra ponta, 11.102 crianças da mesma faixa etária ficaram abaixo do peso (3,34%), segundo dados do Observatório da Criança e do Adolescente, da Fundação Abrinq.

Desde 2015, quando a pesquisa foi adaptada a indicadores nacionais, o Ceará figura no topo do ranking de crianças com menos de cinco anos com obesidade. A nutricionista materno-infantil Mayara Ximenes explica que o desequilíbrio alimentar nesta faixa etária tem consequências duradouras: “doenças crônicas como diabetes, hipertensão, gordura no fígado, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídios, cáries, transtornos alimentares, ansiedade, deficiências nutricionais”, lista.

Origem do problema

As deficiências no cenário nutricional infantil começam, muitas vezes, na gestação e passam pela amamentação, explica Ximenes. “Às vezes a mãe não faz amamentação exclusiva, como orientado, e introduz alimentação precoce, estimulando o consumo de alimentos que não são para a faixa etária”, detalha.

“Quando há um excesso de produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares, sódio e pobres em fibras, vitaminas e minerais, diante de uma rotina familiar que não tem base de frutas e verduras, fica muito complicado”.

A nutricionista atende pacientes tanto pela rede privada como pelo SUS e percebe que a questão financeira tem interferência neste processo.

Obesidade e renda


A relação entre deficiência alimentar e renda se traduz nos dados disponibilizados pela Abrinq. Dos cinco estados brasileiros com piores indicadores para a situação de subnutrição, quatro são do Nordeste (Alagoas, 5,53%; Bahia, 5,16%; Maranhão, 4,86%; e Pernambuco: 4,17%), que concentram, juntamente com a região Norte, a renda familiar per capita mais baixa do País, conforme o IBGE. Somente o Rio de Janeiro (4,45%), que ocupa a 4ª posição, não está no eixo regional.

O Ceará é o 13º no ranking, mas apresentou um aumento de 27% no número absoluto de crianças na situação entre 2018 (8.721) e 2019 (11.102).

Em relação ao quadro de obesidade, a situação é ainda pior. As cinco primeiras colocações são ocupadas por nordestinos (Ceará, 10,27%; Pernambuco, 9,65%; Rio Grande do Norte, 9,28%; Sergipe, 9,17%; e Alagoas, 8,48%). A pesquisadora e professora de Economia da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Lilian Lopes Ribeiro, explica que “famílias com maior privação de renda tendem a consumir produtos mais baratos, de baixa qualidade nutricional: produtos processados, com maior teor de gordura e de açúcar”, colaborando com o processo de obesidade.

Na outra ponta, quando olhamos para a subnutrição, o problema também tem relação com a renda familiar. “Existem diversos estudos que apontam para uma relação entre falta de saneamento básico e a desnutrição, ou anemias. A transmissão de doenças decorrentes da falta de água potável, por exemplo, compromete o aproveitamento nutricional dos alimentos”.

“Mas a principal questão econômica a influir é o nível de renda familiar. À medida que a renda aumenta, o que se espera é também uma tendência à ingestão de uma dieta alimentar mais variada e de melhor qualidade”, analisa.
Políticas públicas
Para a questão da obesidade, Ribeiro destaca que uma medida efetiva e que focaria nas crianças de classes sociais mais baixas “seria a aumentar o tempo das atividades físicas nas escolas públicas e garantir uma maior acessibilidade das famílias pobres a nutricionistas da rede pública”, explica.

Já quanto à desnutrição, uma medida importante, “que parece que já vem sendo implementada pelo Governo estadual, é a expansão de creches em tempo integral, que além de permitir a criança acessar uma dieta alimentar mais adequada no aspecto nutricional, tende a favorecer também o desenvolvimento do ponto de vista cognitivo”.

A percepção da especialista de investimento na Educação Infantil condiz com o observado no Anuário da Educação Básica 2020, que aponta que o Ceará tem 98,5% de crianças de três a cinco anos matriculadas – a maior taxa do País. O índice é 30 pontos percentuais superior ao do Amapá (67,8%), por exemplo, Estado com menor média para a faixa etária. Já para matrículas de zero a 3 anos, o índice é de 37,3%.

Segundo a Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará, 303.260 alunos de zero a cinco anos estão matriculados na rede pública cearense.

O cenário, no entanto, requer constante atenção. “O problema da desnutrição entre os mais pobres deve ser agravado ainda mais neste ano, com as crianças fora da escola em decorrência da pandemia e dada a maior vulnerabilidade econômica. O fechamento deixou as crianças sem acesso à merenda escolar”, destaca.

Ribeiro ressalta que existem ações pontuais, como “distribuição do vale alimentação aos alunos da rede estadual”, para mitigar estes impactos, mas é preciso um planejamento duradouro de distribuição de renda. “São políticas indispensáveis para equalizar o problema porque têm efeitos de médio e longo prazo”.

A Secretaria da Saúde do Ceará diz, em nota, “que realiza, por meio de cooperação técnica, apoio às ações, programas e estratégias desenvolvidas pelos municípios relativos às questões de alimentação e nutrição”. A Sesa destaca que alguns programas, “como Crescer Saudável, Saúde na Escola, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, além do acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família, fazem parte dos serviços”.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias4 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias4 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias4 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.