Ceará
Cearenses desenvolvem molécula sintética que pode impedir a infecção por coronavírus
Pesquisadores cearenses desenvolveram uma molécula sintética que aparenta ser capaz de impedir o vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, de infectar as células humanas. A pesquisa faz parte de um projeto mais amplo que objetiva produzir um medicamento eficaz contra o novo coronavírus a partir de moléculas desenhadas pelos próprios pesquisadores.
O estudo é o primeiro no mundo a utilizar moléculas da classe de peptídeos para impedir a infecção do coronavírus. Na teoria, a molécula cearense é capaz de confundir as proteínas spike do Sars-Cov-2, localizadas na coroa do vírus, cuja função é invadir as células humanas.
Funciona assim: as proteínas spike do coronavírus reconhecem um receptor das células humanas, chamado ACE 2. Então, elas interagem com o receptor e abrem caminho adentro das células, utilizando-as para multiplicar o código genético do vírus e, então, provocar uma infecção. O que os peptídeos cearenses irão fazer é induzir as proteínas spike ao erro.
“É como se você pegasse uma chave de uma fechadura que não é dela”, ilustra Pedro de Souza, autor principal e líder do estudo publicado na revista científica International Journal of Biological Macromolecules no dia 1º de agosto. Pedro de Souza, doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha desde 2016 com moléculas sintéticas.
Próximos passos
Ainda que os resultados sejam satisfatórios, é preciso ter cautela. A eficácia da molécula foi testada in silico, ou seja, por meio de simulação computacional, e ainda irá passar por longos processos de testagens em laboratório (in vitro) e em seres vivos (in vivo). A última etapa começa com testagens em ratos, depois macacos e por último em humanos.
Além disso, os estágios dependem uns dos outros. Se as testagens in vitro apresentarem resultados insatisfatórios ou inseguros, não haverá testagem in vivo.
Fonte: O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

