Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Crimes eleitorais devem se multiplicar no Interior em meio às deficiências de fiscalização

Publicado

on

As dificuldades de fiscalização dos promotores de Justiça no interior do Estado – que se repetem ano após ano por deficiência na estrutura disponível – devem fazer com que, em vários municípios, a campanha eleitoral que se aproxima seja quase território de crimes e ilícitos que maculam a soberania do voto popular. O abuso de poder político e econômico, a compra de votos e a proliferação de atos que configuram condutas vedadas a agentes públicos são práticas comuns que, nem sempre, a fiscalização consegue captar. Algumas regiões têm promotores responsáveis por acompanhar a lisura do pleito em até quatro municípios diferentes, sem estrutura adequada. Em uma campanha atípica, em que ainda não é possível saber em detalhes o que pode e o que não pode ser feito e que cada cidade deve ter regras diferentes, as autoridades precisam atentar para a necessidade de melhor acompanhamento dos fatos, sob pena de uma disputa marcada por irregularidades.

Coligação

Presidente municipal do PDT, o prefeito Roberto Cláudio diz que o partido busca diálogo para formar a maior coligação possível para a disputa pela Prefeitura da Capital. Sobre o PT, ele diz entender que o partido tem um processo interno avançado sobre candidatura própria, mas que seguem dialogando a respeito das possibilidades. Sobre o governador Camilo Santana, diz: “importante para a eleição e para manter a parceria administrativa com a Prefeitura”.

De licença

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, deve se licenciar hoje do mandato para se dedicar à pré-campanha na Capital. Em sua cadeira deve sentar o médico Agripino Magalhães. Na reta final, Wagner ainda busca apoio de um partido grande para a disputa.

Respeito à decisão

Internamente, o PSDB vive um dilema na Capital cearense. Tem um pré-candidato, o ex-deputado estadual Carlos Matos, cuja pretensão não decolou ainda. Por isso, dialoga com atores governistas e da oposição. Ontem, em entrevista à repórter Letícia Lima, o deputado federal licenciado Roberto Pessoa disse não ver com satisfação a possibilidade de a sigla se aliar ao grupo governista, mas que “respeita a decisão”.

Se valorizando

Em Caucaia, quem voltou a dar as caras na política foi o ex-deputado federal Zé Gerardo Arruda. É possível que ele tenha dificuldades de viabilizar sua candidatura, mas tem feito barulho para tentar se valorizar perante as candidaturas postas. No município, único além de Fortaleza a ter segundo turno, deve haver pelo menos três candidaturas competitivas: PSD, do prefeito Naumi Amorim, Pros, que tem como pré-candidato o deputado estadual Vitor Valim, e o PT, com Elmano Freitas. O embate será intenso.

Fonte: Diário do Nordeste

Continue lendo
anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA