Iguatu
Iguatuenses mostram insatisfação com a água fornecida pelo SAAE
Há cerca de um mês, a água que sai de muitas torneiras tem coloração turva e exala forte cheiro. Moradores de Iguatu estão insatisfeitos com a qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE.
Moradora do Conjunto Habitacional Novo Iguatu, no bairro Cohab A dona de casa Kely Silva apara um pouco de água no balde para mostrar a tonalidade da água que chega à casa dela. “Fico com medo que a agua possa afetar a saúde dos meus filhos. Faz tempo que a água chega desse jeito”, disse.
O problema começou há pouco mais de um mês quando mudou o sistema de abastecimento de Iguatu que antes recebia água do açude Trussu. Hoje o município recebe agua dos sistemas de captação dos poços rio Jaguaribe e do Aquifero Julião. A reclamação parte também de moradores de outros bairros que utilizam água pelo SAAE. “Acordo cedo para coar a água com o pano, muitas vezes de madrugada”, contou a dona de casa Paula do Nascimento.
Resposta
De acordo com informações do SAAE, na última semana foram coletadas amostras da água tanto nos poços do aquífero Julião, na área de captação do Jaguaribe, na Vila Neuma e vários outros pontos, inclusive na casa de moradores. Todas as amostras foram encaminhadas para análise técnica em Fortaleza.
O diretor técnico da autarquia, Edval Lavor informou ainda que não sabe o que vem provocando essa mudança de tonalidade (turbidez) na água. A autarquia atende mais de 33 mil usuários. A autarquia direto acredita que alguma reação química acontece depois que a água é distribuída e rechaça possibilidade de contaminação.
Por Thiedo Henrique
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

