Ceará
Dobra número de detentos que estudam no Ceará em 2019

Sonhar para o futuro em liberdade. O lema ecoado pelas paredes da Unidade Prisional Sobreira Amorim, em Itaitinga, é dito por cerca de 350 internos que, por quatro horas diárias, transformam-se em alunos de Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio. O número chega a 3.450 pessoas privadas de liberdade estudando em presídios no Ceará, distribuídos pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais oito municípios do interior do Estado. No ano passado, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), eram 1.693 estudantes.
A Pasta afirma que 20 Unidades Prisionais são atendidas, abrigando 2.390 detentos estudando em Fortaleza e RMF, além de 1.060 em cidades no interior do Ceará.
Uma dessas histórias é a de Kelton Soares, de 19 anos. No presídio, ele cursa o Ensino Fundamental 1 para, quando alcançar a liberdade, tentar voltar para o mercado de trabalho. Preso há um ano e um mês, o cearense conta que está há três meses se dedicando aos estudos. A experiência com as aulas tem sido transformadora. “Estar na sala de aula conforta, né? Deixa tranquilo. A professora ensina a gente e melhora muito nossa escrita e a leitura. É uma oportunidade que não tive lá fora”, confessa o jovem.
Entre as matérias preferidas de Kelton está Matemática. Os números encantam, mas os planos de uma vida fora das grades, com um retorno ao mercado de trabalho é seu impulso. Ele nem arrisca qual profissão vai seguir. Como tem experiência em metalúrgica, reage com felicidade ao perguntar se a profissão envolve sua disciplina preferida e ver a resposta assertiva da professora. Para ele, sonho mesmo é ver o filho Kevin, de apenas dois anos, se tornar um médico.
O coordenador escolar de educação em prisões da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Emanuel Barreto, discorre sobre a importância do ensino para os presidiários, classificando as aulas como oportunidade que eles não tiveram fora da prisão. “A educação, por si só, tem um viés transformador. É o que a gente tenta explorar aqui nos presídios. Os alunos se interessam, querem estar na aula”.
Esforço dos alunos
Dedicação não falta para os alunos do presídio Sobreira Amorim. É o que garante a professora Eliane Souza, de 46 anos. Ela ensina para a população penitenciária desde julho deste ano e afirma que se surpreendeu com o interesse dos estudantes. “Sou mais feliz dando aula aqui. Eles são mais dedicados que os alunos lá de fora. Os outros precisam ‘do pai ficar puxando a orelha’, aqui não, eles vêm porque enxergam a oportunidade”, conta a educadora.
Eliane reforça, ainda, que não teve medo de assumir as turmas no presídio quando a oportunidade apareceu. Segundo ela, uma prima já trabalhava no local e a tranquilizou quanto à experiência. “Eles (detentos) me perguntam muito ‘professora, a senhora tem medo da gente?’, eu digo que não, nunca tive. Eles estão aqui querendo aprender”.
A dedicação dos presidiários é recompensada. Segundo Rodrigo Moraes, coordenador educacional da SAP, a cada 12 horas de aula, os presos têm um dia de remissão de pena. Rodrigo completa, ainda, dizendo que a seleção dos detentos é feita por critérios de disciplina e de bom comportamento. “O interesse dos internos é grande, praticamente todos têm interesse no projeto educacional”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos23 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Noticias7 dias atrás
A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores