Brasil
DIA DAS CRIANÇAS: Porque crianças do século 21 não escutam músicas infantis?
“Eu gosto do Naldo, de Axé, Ah Lelek, Piradinha,Luan Santana e da Ivete Sangalo e só!”
“Eu gosto do Naldo, de Axé, Ah Lelek, Piradinha,Luan Santana e da Ivete Sangalo e só!”
Assim como Eduardo Vinícius, de cinco anos, muitas crianças do século 21 deixaram de lado ídolos infantis dos anos 80 e 90. Xuxa, Mara Maravilha, Balão Mágico, entre outros, foram trocados por Michel Telo, Luan Santana e Anitta. Especialistas afirmam que através da música, as crianças podem expressar sentimentos e aliviar a tensão. Ela também pode criar um mundo imaginário que estimula a criatividade delas. Mas até que ponto esse tipo de música influencia no comportamento dos pequenos? Porque o cenário musical infantil mudou? Para a socióloga e ex-conselheira dos direitos da criança e do adolescente de Roraima, Rose Souza e Silva, a criança é vítima da mudança cultural da sociedade e da mídia.
“Hoje mudaram os padrões culturais da sociedade e a gente pode destacar os principais fatores: Essa ida da mulher ao mercado de trabalho. A socialização da criança fica a cargo hoje ou do estado, leia-se a escola ou da mídia, em que o principal emissor é a TV. Hoje são os principais transmissores dos valores sociais dessa sociedade em que a mudança já ocorreu.”
E quem pensa que só o Eduardo que gosta desses cantores? O estudante, Thiago Souto, de nove anos, fala os seus preferidos e ainda explica o porquê.
“Gustavo Lima, Lucas Lucco, Jorge e Mateus, gosto do Michael Jackson, gosto de todos um pouco. Porque é legal, é bom, porque é divertido, é meu ritmo.”
Para os pais que acham que o gosto musical do filho não está de acordo com à idade dele, a psicóloga do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Suzana Veloso, afirma que a conversa é a principal ferramenta.
“É realmente conversar com a criança e mostrar para a criança que tem muitas coisas naquelas letras que não são do mundo da criança, que são do mundo dos adultos. Conversar claro com a criança e mostrar para ela quais são as coisas do mundo de criança, do mundo infantil.”
Uma coisa é certa. Deixar as crianças escutar música é essencial. Segundo especialistas, quando a música faz parte da rotina diária do filho, ela pode ajudá-lo a se sentir mais seguro e ambientado em seu mundo.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

